Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Níger. "Só as autoridades legítimas" em condições para romper acordos

A França reagiu hoje à denúncia dos acordos de cooperação militar pelos golpistas do Níger, sublinhando que "só as autoridades legítimas" desse país africano estavam em condições de os romper.

Níger. "Só as autoridades legítimas" em condições para romper acordos
Notícias ao Minuto

13:34 - 04/08/23 por Lusa

Mundo Catherine Colonna

"A França recorda que o quadro jurídico da sua cooperação em matéria de defesa com o Níger se baseia em acordos concluídos com as autoridades legítimas" do país, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Estas autoridades "são as únicas que a França, tal como toda a comunidade internacional, reconhece", acrescentou, ao mesmo tempo que "registava" a declaração da junta.

O golpe de Estado no Níger foi liderado em 26 de julho pelo autodenominado Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria, que anunciou a destituição do Presidente, a suspensão das instituições, o encerramento das fronteiras (que foram posteriormente reabertas) e um recolher obrigatório noturno até nova ordem.

O Níger tornou-se assim o quarto país da África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.

Leia Também: Níger: "Inaceitável" suspensão das emissões da France 24 e RFI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório