Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Sobe para 25 o número de mortos em naufrágio de embarcação no Uganda

O número de mortos devido ao naufrágio de uma embarcação, que na quarta-feira se virou no Lago Vitória, no Uganda, subiu para 25, de acordo com a polícia, citada pela imprensa.

Sobe para 25 o número de mortos em naufrágio de embarcação no Uganda
Notícias ao Minuto

15:01 - 03/08/23 por Lusa

Mundo Uganda

Segundo a imprensa local, a polícia também confirmou que nove pessoas foram resgatadas com vida.

O barco transportava um total de 34 passageiros, bem como uma grande carga, incluindo sacos de carvão e alimentos.

O porta-voz da Polícia Metropolitana de Kampala, Patrick Onyango, disse que o incidente ocorreu devido a uma sobrecarga associada a uma forte tempestade de vento.

Lawrence Kiiza, um dos sobreviventes, foi citado pelo jornal local Daily Monitor como tendo dito que o barco estava sobrecarregado e que se apercebeu do "desastre" quando o capitão gritou que o barco se estava a afundar.

"Quando a onda forte atingiu o nosso barco perto da ilha de Jana, até o motor deixou de funcionar. O capitão perdeu completamente o controlo do barco e as ondas empurraram-nos para Nsazi, no distrito de Mukono, que fica a muitas milhas náuticas de distância", disse Joseph Lule, outro sobrevivente.

O proprietário do barco, Julius Siinda, assegurou hoje aos mesmos meios de comunicação social que o barco estava em boas condições e que tinham sido efetuadas "todas as inspeções necessárias e adequadas".

Estes acidentes ocorrem com alguma frequência, muitas vezes devido à inexperiência do piloto, a aglomeração excessiva de passageiros, sobrecarga, falta de iluminação ou ao estado precário das embarcações, entre outros motivos.

Leia Também: Pelo menos 20 mortos em naufrágio de barco em excesso de carga no Uganda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório