Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Wall Street fecha em baixa 'nervosa' com descida do rating dos EUA

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a usarem como pretexto a redução do 'rating' dos EUA pela Fitch como pretexto para uma pausa no mercado que não tem parado de subir.

Wall Street fecha em baixa 'nervosa' com descida do rating dos EUA
Notícias ao Minuto

22:24 - 02/08/23 por Lusa

Mundo Fitch

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average cedeu 0,98%, o tecnológico Nasdaq recuou 2,17% e o alargado S&P500 perdeu 1,38%.

Nas últimas 17 sessões bolsistas, o Dow Jones fechou com ganhos em 16.

"Chegou a altura de uma correção no mercado", comentou Quincy Krosby, da LPL Financial, apontando que "o relatório da Fitch foi o causador desta inversão".

A agência de notação financeira reviu em baixa de um grau o 'rating' dos EUA, que era o máximo (AAA, para AA+).

A Fitch justificou a sua decisão com as crises políticas repetidas em torno do orçamento e da dívida e as inquietações quanto à aceleração da despesa pública.

A praça nova-iorquina cedeu à crispação e o índice VIX, que mede o nervosismo dos operadores, registou o máximo do último mês, apesar de continuar baixo, em termos de média histórica.

"O que a Fitch diz é importante, (...) mas a Moody's não a seguiu, até agora, e pesa mais no mercado", realçou Quincy Krosby, para explicar a fraca reação dos investidores, quando uma ação similar da Standard & Poor's (S&P), em 2001, tinha causado um forte abalo nos mercados.

A Moody's, uma das três grandes agências de notação financeira, com a S&P e a Fitch, continua a atribuir aos EUA a sua nota máxima, o triplo A, o que significa que não tenciona revê-la a curto prazo.

A praça de Wall Street não encontrou alívio no relatório da ADP sobre o emprego, que mostrou a criação de 324 mil empregos no setor privado em julho, quase o dobro dos 190 mil esperados pelos economistas.

"Wall Street tem tendência a ignorar o relatório ADP, mais a mais quando a sua nova metodologia [de contagem] tem apenas um ano", sublinhou, em nota analítica, Edward Moya, da Oanda, a propósito de um indicador que, por tradição, é considerado pouco fiável.

Leia Também: Wall Street cai após descida do 'rating' dos EUA pela Fitch

Recomendados para si

;
Campo obrigatório