Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Na Argentina é inverno, mas registou o 1 de agosto mais quente de sempre

Termómetros em Buenos Aires ultrapassaram os 30 graus e as temperaturas atingidas são das mais altas alguma vez registadas no Hemisfério Sul

Na Argentina é inverno, mas registou o 1 de agosto mais quente de sempre
Notícias ao Minuto

16:17 - 02/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Crise Climática

A forte onda de calor que se faz sentir no Mediterrâneo está a provocar graves fogos florestais em países como Itália, Grécia, Argélia e Tunísia, mas a América do Sul também está a passar por um inverno particularmente quente. Na Argentina, o início de agosto já é o mais quente alguma vez registado, em 117 anos de dados disponíveis.

Segundo os dados do serviço meteorológico argentino, citados pela Associated Press, as temperaturas na terça-feira chegaram aos 30,1 graus celsius mais uma vez, batendo o recorde de 1942 para arranque de agosto mais quente de sempre - sendo que o anterior recorde era de 24,6 ºC.

O serviço também referiu que foi a primeira vez desde 2014 que o hemisfério sul ultrapassa os 30 graus Celsius durante o inverno.

"Estamos a registar condições muito quentes nas regiões centro e norte de Argentina. Há valores que são 10 ou 15 graus mais elevados do que o normal nesta altura do ano", explicou Cindy Fernández, porta-voz do Servicio Meteorológico Nacional.

A temperatura mediana da capital, Buenos Aires, costuma fixar-se em agosto em torno dos 18 graus de máxima, e nos 9 graus de mínima. Mas todo o país está a passar por inverno invulgarmente quente - o ponto mais quente da Argentina foi a aldeia de Rivadavia, na província de Salta, no norte do país, onde foram registados 37,2 graus Celsius durante a tarde.

"O número de eventos frios que tivemos este inverno foram mais curtos, parcos, e as poucas ondas de frio que tivemos duraram um período de tempo muito curto", acrescentou Fernández.

Espera-se que as temperaturas caiam um pouco esta quarta-feira, mas o norte do país deverá continuar bastante quente durante a semana, com temperaturas superiores a 30 graus todos os dias.

As mudanças no clima da Argentina surgem num contexto de crise climática em todo o mundo, com as alterações climáticas, provocadas pela ação humana, a resultarem em fenómenos climatéricos extremos mais frequentes e intensos. Um exemplo desta instabilidade climática é Itália que, em julho, assistiu a fogos florestais destrutivos na Sicília, enquanto que o norte do país registou inundações e fortes quedas de granizo.

Leia Também: Frio na Argentina bate recordes com temperatura de -22,5ºC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório