Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Canadá será o primeiro país a colocar avisos individuais em cada cigarro

Governo canadiano pretende reduzir o consumo de tabaco para menos de 5% até 2035.

Canadá será o primeiro país a colocar avisos individuais em cada cigarro
Notícias ao Minuto

10:42 - 02/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tabaco

O Canadá será o primeiro país a colocar avisos de saúde em cada cigarro individual, e não só no recipiente de tabaco, numa medida que visa reduzir o consumo nos mais jovens e para encorajar o país a parar de fumar.

Os avisos conterão frases que já costumam figurar em maços e outros objetos, bem como outras ideias originais, como 'Cigarros causam cancro' ou 'Veneno em cada bafo'. A medida, diz a BBC, entrou em vigor na terça-feira e passará a pautar todos os cigarros a partir do próximo ano.

Os novos avisos foram aprovados em maio deste ano, quando o governo canadiano afirmou que pretende que seja "praticamente impossível evitar os alertas de saúde" sobre o impacto do tabagismo.

Até julho de 2024, todos os produtores têm de garantir que as frases estão em todos os cigarros 'king size', os maiores, e até abril de 2025 está previsto que todos os tipos de cigarros tenham avisos no papel.

Um segundo conjunto de frases será impresso nos cigarros em 2026. As palavras serão colocadas em inglês e em francês (que é uma das línguas oficiais do Canadá, falada principalmente na região do Quebeque).

O objetivo do executivo é reduzir o consumo de tabaco consideravelmente, para menos de 5% até 2035. Segundo o governo, citado pela emissora britânica, o tabaco mata cerca de 48 mil canadianos todos os anos e, acrescentou o ministro dos serviços públicos, Jean-Yves Duclos, "continua a ser um dos problemas de saúde pública mais significativos do Canadá, sendo a principal causa de doença evitável e morte prematura" no país.

A maioria dos países do mundo passou a aplicar avisos nos maços, onças e latas de tabaco, para alertar para os riscos inerentes ao consumo de tabaco, nomeadamente vários tipos de cancro, impotência, danos nos dentes e na pele, entre muitos outros.

Leia Também: Oito em cada 10 portugueses sentem-se expostos ao tabaco no exterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório