Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Ataque a Odessa é outro crime de guerra da Rússia, diz Borrell

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou hoje que o ataque das forças russas em Odessa, esta madrugada, que deixou pelo menos dois mortos e 22 feridos, é "outro crime de guerra" do Kremlin.

Ataque a Odessa é outro crime de guerra da Rússia, diz Borrell
Notícias ao Minuto

12:33 - 23/07/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"O terror contínuo dos mísseis russos contra Odessa, classificada pela UNESCO, é mais um crime de guerra do Kremlin, que demoliu também a catedral ortodoxa, considerada património mundial", disse Josep Borrel, numa mensagem através das sua conta oficial no Twitter.

O chefe da diplomacia europeia salientou que a Rússia já danificou centenas de sítios culturais na sua tentativa de "destruir a Ucrânia".

A Rússia lançou esta noite um ataque sobre Odessa, disparando 19 mísseis, atingindo infraestruturas civis, blocos de apartamentos e automóveis e danificando a Catedral da Transfiguração de Odessa. Segundo o balanço das autoridades há pelo menos dois mortos e 22 feridos.

Esta cidade portuária tem estado sob ataques massivos desde que a Rússia abandonou, na passada segunda-feira, o acordo sobre o Mar Negro que garantia à Ucrânia uma navegação segura para transportar os seus cereais para o resto do mundo e depois de Kiev ter atacado a ponte da Crimeia pela segunda vez.

Leia Também: Ataque em Odessa era dirigido a 'drones' navais e mercenários, diz Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório