Segundo o organismo sediado em Genebra, para fabricar essas vacinas são usados vírus vacinais candidatos que têm a antigenicidade necessária para corresponder às estirpes circulantes do vírus.
"Se o vírus se tornar altamente transmissível entre humanos, precisamos de ter algo para poder responder", disse Wenquing Zhang, diretor do Programa Global de Gripe Aviária, numa conferência de imprensa com vários técnicos.
Por seu lado, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "até agora nenhum contacto humano (com gatos infetados) relatou sintomas e o período de vigilância de todos os casos já terminou".
Contudo, lembrou que a Polónia "é o primeiro episódio com um número tão alto de animais infetados pelo vírus da gripe aviária H5N1 numa ampla área geográfica".
"O vírus é especialmente preocupante porque é conhecido por ser muito perigoso para os seres humanos, embora nunca tenha sido demonstrado que seja facilmente transmissível entre as pessoas", acrescentou.
Leia Também: OMS alerta para "pressão crescente" nos serviços de saúde devido ao calor