Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

ONU apela ao estudo de alternativas para resolver crise no Haiti

A ONU pediu hoje que sejam estudadas alternativas a uma força multinacional para resolver a crise no Haiti, dada a falta de ação das nações para liderar a iniciativa.

ONU apela ao estudo de alternativas para resolver crise no Haiti
Notícias ao Minuto

06:52 - 13/07/23 por Lusa

Mundo Haiti

A representante especial da ONU para o Haiti, María Isabel Salvador, em declarações à imprensa, disse na quarta-feira que até mesmo a opção de enviar capacetes azuis para o país caribenho deve ser considerada.

A diplomata lembrou que já faz quase "um ano" que o governo haitiano pediu ajuda à ONU para restabelecer a segurança no país e que os membros da organização ainda não deram uma resposta.

"É normal que comecemos a pensar em outras possibilidades, como as forças de paz da ONU", disse María Isabel Salvador, no cargo desde março.

Apesar do apelo do próprio secretário-geral da ONU, António Guterres, a ideia de criar uma força multinacional para apoiar a polícia haitiana ficou sem concretização, sem nenhuma nação ter proposto liderá-la.

Diante deste cenário, María Isabel Salvador destacou que é preciso que os países e organismos internacionais sejam "inovadores e pensem de forma diferente" para solucionar a crise do Haiti.

A diplomata conclui destacando que "existe uma perceção geral e clara de que o Haiti está numa situação muito perigosa e que algum tipo de ação precisa ser tomada".

Leia Também: Haiti. Grupo entra em hospital e leva vítima de tiroteio durante operação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório