As autoridades detiveram mais de 100 pessoas, a maioria jovens, num evento anual de skaters em São Francisco, nos Estados Unidos. A forma como a polícia terminou com o evento e lidou com o sucedido levou dezenas a protestar, no domingo.
O 'Dolores Hill Bomb', perto do Dolores Park, acontece todos os anos, em meados de julho e acolhe milhares de participantes que, além de se reunirem no parque, tentam descer uma famosa colina, segundo a imprensa norte-americana. O evento, que é organizado pelos skaters da cidade e divulgado nas redes sociais, já envolveu alguns incidentes como discussões ou relatos de arremesso de garrafas, mas nenhuma detenção.
Este ano, 'Dolores Hill Bomb', que decorreu no sábado, terminou da pior forma. A polícia de choque deteve 81 adultos e 32 jovens. Em comunicado, o Departamento de Polícia de São Francisco falou num "evento não permitido e não sancionado", onde "skaters e espetadores ocuparam as ruas da cidade e causaram danos materiais".
A polícia defendeu ainda que "o evento já resultou em ferimentos e, numa ocasião, numa morte devido às manobras inerentemente perigosas feitas a alta velocidade" e, por questões de segurança pública e controlo de multidão, "que foram problemas" em eventos anteriores, reforçou a segurança.
Contudo, a determinado momento, os agentes observaram fogo de artifício e começaram a receber "relatos de vandalismo".
Os polícias responderam e "ajudaram os residentes a aceder às suas casas porque temiam pela sua segurança". A polícia diz ainda que um agente foi abordado por "um jovem que cuspiu no seu rosto" e, ao tentar detê-lo, foi "abordado por uma jovem que tentou interferir". O polícia "foi agredido durante o incidente e sofreu lacerações no rosto, pelo que foi transportado para o hospital". Os suspeitos, identificados como um rapaz, de 16 anos, e uma rapariga, de 15, foram detidos.
"Durante as detenções, a multidão começou a lançar fogo de artifício, bombas de fumo, garrafas de vidro e latas de metal contra os polícias", disse a polícia.
As autoridades começaram a ordenar à multidão que dispersasse daquela área, mas o caos intensificou-se, segundo a polícia, com pessoas a bloquear ruas e relatos de tiros e vandalismo. Foram detidas mais de uma centena de pessoas.
A atuação das autoridades levou a que representantes oficiais e moradores comentassem o sucedido nas redes sociais. Enquanto uns elogiaram a polícia, outros criticaram a sua resposta e, no domingo, dezenas reuniram-se em protesto, lamentando a forma como os agentes abordaram os jovens que estavam no evento e defendendo que um planeamento adequado teria evitado este desfecho, tendo em conta que o encontro acontece todos os anos.
This picture can speak for itself pic.twitter.com/giA8CUgbio
— Kyle Martin (@Kyle_Martin35) July 9, 2023
SFPD has kenneled several dozen seemingly young kids & skaters at Dolores Park after an hours-long slow-moving chase to shut down the annual “hill bomb”
— Joe Rivano Barros (@jrivanob) July 9, 2023
Cops have trapped the group between rows of officers
The group is being forced to sit, it is unclear if they are under arrest pic.twitter.com/z6qyVz16eY
A crowd of bystanders is shouting “Let them go!”
— Joe Rivano Barros (@jrivanob) July 9, 2023
SFPD have brought out boxes of zip ties & officers have begun loosening then, seemingly in preparation for a mass arrest
The kids are still on the ground pic.twitter.com/b8fps0b5aj
Leia Também: Biden e a visita à Europa. Eis as imagens da chegada a Londres