Procurar

Bielorrússia envia ao Brasil nota de intenções de adesão ao BRICS

A Bielorrússia entregou ao Brasil uma nota de intenções de adesão ao grupo BRICS, na sequência de uma reunião entre diplomatas dos dois países na quinta-feira em Brasília.

Bielorrússia envia ao Brasil nota de intenções de adesão ao BRICS

© Lusa

Lusa
07/07/2023 20:03 ‧ há 2 anos por Lusa

"Realizou-se a reunião entre embaixador da Bielorrússia Sergey Lukashevich e a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty embaixadora Maria de Moraes. Confirmada a disposição da Bielorrússia de se tornar membro pleno do BRICS", lê-se numa nota divulgada pela embaixada de Bielorrússia no Brasil, na rede social Twitter.

Mais aprofundado, numa nota no 'site' do Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso, divulgada hoje, indica-se que os diplomatas "discutiram o reforço da cooperação entre a Bielorrússia e o Brasil no âmbito da diplomacia multilateral e sublinharam a disponibilidade para aumentar a interação política e económico-comercial entre os países".

"As partes discutiram a importância do fornecimento de fertilizantes à base de potássio para o mercado brasileiro, as perspetivas de participação da Bielorrússia nos programas estatais brasileiros para agricultores privados e agricultores familiares", acrescentou.

No início deste ano, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Sergey Aleynik, disse que o seu país estava interessado em juntar-se ao grupo BRICS, constituído pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, referindo que espera juntar-se à parceria até ao final 2023.

Cerca de 15 países, incluindo Argentina, Bielorrússia, Arábia Saudita, Egito e Turquia, manifestaram interesse em aderir ao grupo BRICS, criado em 2006 pelo Brasil, Rússia, Índia e China e alargado em 2010 com a entrada da África do Sul.

Leia Também: Grupo Wagner ainda não compareceu no acampamento na Bielorrússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10