Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Decathlon retira boias infantis do mercado por "risco de afogamento"

Marca promete reembolsar todos os que tenham adquirido as boias da marca Nabaiji.

Decathlon retira boias infantis do mercado por "risco de afogamento"
Notícias ao Minuto

15:23 - 05/07/23 por Andrea Pinto

Mundo França

A Decathlon está a recolher uma marca de boias insufláveis para bebés vendidas nas suas lojas. O alerta surgiu em França, mas, questionada pelo Notícias ao Minuto, a marca confirmou que este está a ser recolhido a nível internacional.

A marca desportiva pede aos seus clientes que "não voltem a utilizar o produto", uma vez que estas apresentam um defeito que pode colocar em risco as crianças que as usam.

O produto em causa são boias insufláveis do tipo "rede" da marca Nabaiji, tendo o alerta sido inicialmente reportado pelo RappelConso. O site institucional francês, que lista os alertas de produtos perigosos,  indica, neste caso, o "risco de afogamento" e "paragem respiratória".

"Identificámos um risco de os utilizadores capotarem. Em caso de capotamento, existe um risco de afogamento, uma vez que a criança está presa à boia e fica com a cabeça debaixo de água, sem possibilidade de se virar sozinha", explica a Decathlon num comunicado de imprensa, citado pelo Le Parisien.

Todos os lotes destas três redes insufláveis para bebés, em azul e verde, vermelho e rosa, foram vendidos na maioria das lojas do grupo entre 2 de fevereiro e 23 de junho deste ano.

O grupo retalhista de artigos de desporto e lazer afirma que todos os produtos serão reembolsados.

O Notícias ao Minuto contactou a representante da marca em Portugal para tentar perceber se o produto em causa esteve à venda no nosso país. Em resposta, a marca indica que seguiu "o normativo internacional" de retirada do produto do mercado.

"Embora as boias devam ser utilizadas sob a vigilância de adultos, não queremos correr qualquer risco para a segurança das crianças e, por precaução, retirámos este produto e efetuámos a devida comunicação às autoridades competentes e aos clientes que compraram o produto", esclarece a marca. 

[Notícia atualizada às 08h15 de 6 de julho de 2023]

Leia Também: GNR lança campanha de verão para prevenir afogamentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório