Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

China executou 13 pessoas consideradas culpadas de crimes

A China executou hoje 13 pessoas consideradas culpadas de "ataques terroristas e crimes violentos" em diferentes zonas de Xinjiang, noroeste do país, revelou a agência Xinhua.

China executou 13 pessoas consideradas culpadas de crimes
Notícias ao Minuto

06:10 - 17/06/14 por Lusa

Mundo Xinjiang

Os 13 executados estavam ligados a sete casos distintos e foram condenados por, refere a Xinhua, "dirigir e participar em grupos terroristas, cometer homicídios e roubos e por fabricar e armazenar explosivos".

A agência oficial chinesa explica que as sentenças foram ditadas pelos tribunais de Aksu, Turpan e Hotan, embora a pena capital tenha sido, posteriormente, aprovada pelo Supremo Tribunal do país.

"Os 13 condenados planearam ataques e mataram polícias, funcionários do Governo e civis. Tiraram vidas inocentes, provocaram prejuízos materiais e colocaram em perigo a segurança pública", acrescenta o despacho da Xinhua que cita os tribunais locais.

As execuções anunciadas segunda-feira coincidiram com a condenação à morte de três dos autores do atentado perpetrado em outubro do ano passado na praça de Tiananmen, no coração de Pequim, e que provocou cinco mortos e 40 feridos.

A região autónoma de Xinjiang é um dos locais de conflitos na China depois de décadas de confrontos entre os uigures e a etnia chinesa han.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório