Procurar

Guerra "parece não ter fim", diz Papa após enviado findar visita à Rússia

Vaticano revelou que Matteo Zuppi encerrou os seus trabalhos em Moscovo.

Guerra "parece não ter fim", diz Papa após enviado findar visita à Rússia

© Reuters

Notícias ao Minuto
30/06/2023 13:43 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

O Papa Francisco afirmou, esta sexta-feira, que parece não se avistar o fim do conflito na Ucrânia. A declaração surge depois de o seu enviado para uma missão de mediação de paz, o cardeal Matteo Zuppi, encerrar três dias de negociações em Moscovo. 

"A trágica realidade desta guerra que parece não ter fim exige de todos um esforço criativo comum para imaginar e traçar caminhos de paz", disse o Papa a uma delegação religiosa do Patriarca de Constantinopla, segundo cita a Reuters.

Em comunicado, o Vaticano revelou que Matteo Zuppi havia encerrado os seus trabalhos em Moscovo, onde chegou na quarta-feira, tendo-se encontrado com Yuri Ushakov, conselheiro de Putin, e com o patriarca Kirill, chefe da Igreja Ortodoxa russa. 

"[A visita foi] destinada a identificar iniciativas humanitárias, que poderiam abrir caminhos para a paz", referia a nota. 

O Vaticano indicava ainda que Francisco seria "informado sobre os resultados da visita em vista aos próximos passos a serem dados, tanto no nível humanitário quanto na procura de caminhos para a paz".

Zuppi, de 67 anos, é o arcebispo de Bolonha, presidente da conferência dos bispos italianos e um veterano das iniciativas de mediação de paz da Igreja Católica através da sua filiação de longa data na Comunidade Santo Egídio, que já teve importantes resultados em resoluções de conflitos, nomeadamente nos acordos de 1992 que conduziram ao fim da guerra civil em Moçambique, tal como sucedeu na mesma década na Guatemala, a juntar a um cessar-fogo no Burundi, em 2000.

No início do mês, Zuppi já havia estado em Kyiv.

Leia Também: Enviado do Papa vai reunir-se com patriarca russo Cirilo I

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10