Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Rússia agradece solidaridade da Venezuela após rebelião do grupo Wagner

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, agradeceu hoje ao homólogo venezuelano, Yván Gil, a solidariedade da Venezuela após movimentações da rebelião do grupo de mercenários Wagner na sexta-feira, suspensas no sábado, segundo a diplomacia russa.

Rússia agradece solidaridade da Venezuela após rebelião do grupo Wagner
Notícias ao Minuto

23:58 - 27/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Em conversa telefónica entre os dois ministros, Sergei Lavrov "agradeceu ao governo venezuelano pelo apoio e solidariedade" manifestado após o levante armado.

"Durante a conversa, as partes também discutiram questões atuais da agenda bilateral e o andamento de projetos conjuntos prioritários", acrescentou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

As partes "confirmaram o interesse mútuo em continuar a aumentar a interação russo-venezuelana em vários formatos internacionais, a fim de construir uma ordem mundial mais justa e segura", acrescenta.

O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, suspendeu sábado as movimentações da rebelião na Rússia contra o comando militar, menos de 24 horas depois de ter ocupado Rostov, cidade-chave no sul do país para guerra na Ucrânia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou de rebelião a ação do grupo, afirmando tratar-se de uma "ameaça mortal" ao Estado russo e uma traição, garantindo que não vai deixar acontecer uma "guerra civil".

Ao fim do dia, em que foi notícia o avanço de forças da Wagner até cerca de 200 quilómetros de Moscovo, Prigozhin anunciou ter negociado um acordo com o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.

Antes, o chefe do grupo paramilitar acusou o Exército russo de atacar acampamentos dos seus mercenários, causando "um número muito grande de vítimas", acusações que expõem profundas tensões dentro das forças de Moscovo em relação à ofensiva na Ucrânia.

Leia Também: AM de Lisboa quer relatório sobre Associação dos Ucranianos em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório