Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente Julius Maada Bio à frente nas eleições na Serra Leoa

O Presidente em exercício Julius Maada Bio lidera as eleições presidenciais na Serra Leoa com 55,86%, após a contagem de 60% dos votos, de acordo com os números parciais fornecidos hoje pela comissão eleitoral.

Presidente Julius Maada Bio à frente nas eleições na Serra Leoa
Notícias ao Minuto

17:24 - 26/06/23 por Lusa

Mundo Serra Leoa

Se a tendência se mantiver, Bio será reeleito para um segundo mandato, uma vez que um candidato é eleito à primeira volta se obtiver mais de 55% dos votos.

Com 1.067.666 votos, Bio está à frente de Samura Kamara, que recebeu 793.751 votos (41,53%), de acordo com os números fornecidos por Mohamed Kenewui Konneh, o presidente da comissão eleitoral.

Kenewui Konneh acrescentou que os resultados definitivos seriam anunciados dentro de 48 horas.

Cerca de 3,4 milhões de pessoas foram convocadas no sábado para escolher entre 13 candidatos para a eleição presidencial, um escrutínio com a aparência de uma desforra de 2018 entre Bio, um militar reformado de 59 anos que procura um segundo mandato, e Kamura, um tecnocrata de 72 anos e líder do Congresso de Todo o Povo (APC).

Em 2018, Bio, o candidato do Partido do Povo da Serra Leoa (SLPP), venceu a segunda volta com 51,8% dos votos.

Este ano, Bio defendeu a educação e os direitos das mulheres. Afirmou ser a favor da agricultura e da redução da dependência do seu país das importações de alimentos.

Kamara, que foi ministro das Finanças e depois dos Negócios Estrangeiros, antes de Bio assumir o cargo em 2018, disse que queria restaurar a confiança nas instituições económicas do país e atrair investidores estrangeiros.

No domingo à noite, as forças de segurança dispersaram violentamente os opositores na sede do partido APC em Freetown, apesar de as eleições terem decorrido de forma geralmente calma.

Segundo o porta-voz do APC, uma mulher foi morta durante os distúrbios. O seu filho de 25 anos, Ibrahim Conteh, reconheceu o corpo da sua mãe na morgue, disse, exigindo justiça. A polícia não confirmou a morte.

Leia Também: ONU pede realização de "eleições pacíficas" na Serra Leoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório