Procurar

Chefe do governo indiano celebrou Dia do Ioga no relvado da sede da ONU

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, juntou-se hoje a um grupo de pessoas de vários pontos do mundo, no relvado junto à sede das Nações Unidas (ONU), participando numa atividade de ioga, que descreveu como "um modo de vida".

Chefe do governo indiano celebrou Dia do Ioga no relvado da sede da ONU
Anterior Seguinte
Galeria

11 Fotos

© Getty Images

Lusa
21/06/2023 23:52 ‧ há 2 anos por Lusa

Mundo

Ioga

Modi, que parou e curvou-se perante uma estátua do líder da independência indiana assassinado, Mahatma Gandhi, defendeu que o ioga é uma prática para todas as idades, portátil e acessível a todas as religiões e culturas.

"É uma tradição muito antiga, mas como todas as antigas tradições indianas, também é viva e dinâmica", destacou o chefe do governo da Índia, de 72 anos, realçando: "O yoga é verdadeiramente universal".

Embora a ioga seja um método para a boa forma física, a calma mental e o estabilidade emocional, "não se trata apenas de fazer exercícios num colchão, o ioga é um modo de vida", sublinhou o governante da nação mais populosa do mundo.

Para Modi, que chegou terça-feira a Nova Iorque para uma viagem onde pretende discutir os conflitos globais, destacar uma antiga busca pela tranquilidade interior foi uma escolha inteligente e simbólica, para um líder que fez do ioga uma prática pessoal e uma ferramenta diplomática, noticiou a agência Associated Press (AP).

O governante ocupou o seu lugar entre uma multidão com mais de 1.000 pessoas, participando nos 35 minutos seguintes em exercícios respiratórios, meditação, 'backbends' e outras poses.

Este evento realizou-se no âmbito do Dia Internacional do Ioga, que Modi persuadiu a ONU a designar em 2014 como uma prática anual.

A versão deste ano estabeleceu um recorde mundial do Guinness, anunciado no local, devido ao número máximo de nacionalidades participantes -- 135 -- numa aula de ioga.

Entre os presentes, estiveram o ator Richard Gere, a cantora e atriz Mary Millben, o presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Korösi, e a secretária-geral adjunta Amina Mohammed, entre outros.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, que se encontra numa conferência em Paris, enviou um vídeo de felicitações.

Entre os momentos de meditação, fizeram-se ouvir os manifestantes do outro lado da rua, com cerca de 200 apoiantes e 50 críticos a marcarem presença.

O grupo pró-Modi gritou saudações ao primeiro-ministro, mostrando cartazes com mensagens como: "A América dá as boas-vindas a Narendra Modi". Os opositores gritaram: "Modi, volte para trás!", agitando grandes bandeiras amarelas em referência ao Khalistan, o nome da pátria que os separatistas sikhs procuram criar na Índia.

Leia Também: Dia Internacional do Ioga. 12 tapetes super cool para aderir à modalidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10