Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Cereais? "ONU não exerce a influência necessária sobre Ocidente"

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reafirmou que "não há motivos" para estender o acordo de cereais no Mar Negro.

Cereais? "ONU não exerce a influência necessária sobre Ocidente"
Notícias ao Minuto

12:27 - 21/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Kremlin reafirmou, esta quarta-feira, que "não há motivos" para estender o acordo de cereais no Mar Negro, que expira em julho, afirmando que o mesmo, mediado pela Turquia e pela ONU, não está a ser aplicado adequadamente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, explicou, em declarações aos jornalistas, citadas pela Sky News, que a ONU foi forçada a reconhecer que "infelizmente, não está a conseguir exercer a influência necessária sobre os países do Ocidente para cumprir a parte russa do acordo".

Peskov referia-se a uma lista de exigências russas, tais como a remoção do que Moscovo diz serem obstáculos à exportação dos seus próprios cereais e fertilizantes.

Recorde-se que, já na semana passada, o presidente russo avançou estar a considerar abandonar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos, principalmente porque, segundo Moscovo, as cláusulas sobre a exportação de fertilizantes russos não foram respeitadas.

"Estamos agora a pensar em retirar-nos deste acordo sobre cereais (...). Muitas das condições que deveriam ser aplicadas não foram respeitadas", disse Vladimir Putin durante um encontro televisivo com correspondentes de guerra russos.

Leia Também: Cereais? Inspeções lentas a navios reduzem fornecimento, alerta ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório