Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Submarino desaparecido tem apenas "cerca de 40h" de oxigénio disponível

O submarino que faz viagens turísticas até aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, desapareceu no domingo.

Submarino desaparecido tem apenas "cerca de 40h" de oxigénio disponível
Notícias ao Minuto

18:24 - 20/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Submarino desaparecido

A guarda costeira norte-americana afirmou esta terça-feira que o submarino Titan, que desapareceu no domingo e que causou uma busca intensa pelas profundezas do Atlântico Norte, terá apenas cerca de 40 horas de oxigénio disponível.

Numa conferência de imprensa, o capitão Jamie Frederick explicou que os dados utilizados pelas autoridades apontam para 96 horas desde o início da submersão do veículo. "Sabemos que, por esta altura, estamos a aproximadamente 40, 41 horas", afirmou.

Frederick começou a conferência por oferecer "sentidas orações" aos familiares dos cinco tripulantes a bordo do submarino, garantindo que várias equipas estão a trabalhar "sem parar" para localizar o Titan. A guarda costeira vincou, ainda, que a operação tem obrigado a um "esforço de busca complexo", mobilizando várias agências - incluindo a guarda costeira canadiana e a marinha dos Estados Unidos - para que possa ser utilizado equipamento capaz de descer ao fundo do oceano.

"Quero reiterar que esta é uma busca muito complexa e a equipa está a trabalhar intensamente para juntar todos os recursos e peritos disponíveis para chegar o mais rapidamente possível à solução deste problema", referiu.

Jamie Frederick acrescentou que foram mobilizados um avião C-130, que tem monitorizado a superfície, e um P3, que é capaz de usar um sistema de sonar para continuar as buscas a grandes profundidades.

No entanto, a procura pela embarcação "não produziu quaisquer resultados" até agora.

"Apesar da guarda costeira dos EUA ter assumido o papel de coordenador da missão de busca e salvamento, não temos todos os equipamentos e especialistas necessários para uma operação desta natureza. O comando unificado traz experiência e capacidade acrescida para maximizar o esforço", vincou ainda o oficial norte-americano.

O submarino Titan, da empresa Ocean Gate - responsável pelas expedições aos destroços do Titanic, perto de Newfoundland (a região mais a leste do Canadá) - submergiu no domingo, com cinco pessoas a bordo, numa zona remota do Atlântico Norte. O que resta do Titanic, o icónico navio que afundou em 1912, encontra-se a cerca de 4 mil metros abaixo do nível da água.

As autoridades perderam o contacto com o Titan quando este se encontrava a cerca de 700 quilómetros a sul de St. John's, a maior cidade na região de Newfoundland 

[Notícia atualizada às 18h39]

Leia Também: Buscas pelo submarino alargadas a águas mais profundas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório