Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 27º

Tiroteios resultaram em mortos e feridos este fim de semana nos EUA

Tiroteios em massa e casos de violência mataram e feriram pessoas nos Estados Unidos este fim de semana, incluindo quatro mortos em Idaho e 60 baleados na área de Chicago, de acordo com as autoridades norte-americanas.

Tiroteios resultaram em mortos e feridos este fim de semana nos EUA
Notícias ao Minuto

06:32 - 20/06/23 por Lusa

Mundo EUA

Estes tiroteios ocorreram quer nas cidades, quer nas áreas rurais, num contacto de um aumento de homicídios e outros tipos de violência nos últimos anos, que acelerou durante a pandemia de covid-19.

Forças de segurança tiveram que responder a tiroteios em massa no estado de Washington, Filadélfia, São Francisco, sul da Califórnia e Baltimore, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).

As teorias sobre as causas para estes atos incluem a possibilidade de que a violência seja impulsionada pelo predomínio de armas nos Estados Unidos, ou por táticas policiais menos agressivas, de acordo com especialistas.

Somente os assassinatos de Idaho se encaixam na definição de tiroteio em massa no qual quatro ou mais pessoas morrem, sem incluir o atirador.

No entanto, o número de feridos na maioria dos casos deste fim de semana corresponde à definição amplamente aceite para tiroteios em massa.

Em Chicago, pelo menos 23 pessoas foram baleadas, uma delas fatalmente, na madrugada de domingo, num estacionamento onde estavam reunidas centenas de pessoas.

Num outro caso, cinco pessoas foram baleadas, com duas a morrerem, depois de alguém disparar contra um carro num evento, enquanto outros quatro homens foram atingidos a tiro, um fatalmente, durante uma briga numa garagem. No total, 60 pessoas foram atingidas a tiro em diversos casos naquela região.

A Casa Branca emitiu um comunicado, considerando a violência uma tragédia e destacando que o Presidente Joe Biden está a pensar no mortos e feridos, enquanto o governador de Illinois, JB Pritzker, garantiu em comunicado que estava acompanhar a investigação.

Em Idaho, um homem de 31 anos suspeito de matar quatro pessoas num tiroteio no domingo, numa casa atrás de uma igreja, foi detido.

Um tiroteio na madrugada de domingo num estabelecimento no centro de St. Louis causou a morte a um jovem de 17 anos e feriu outros 11 adolescentes, revelou o comissário de polícia da cidade.

No Estado de Washington, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas quando um atirador começou a disparar aleatoriamente contra uma multidão num acampamento de um festival de música na noite de sábado, de acordo com a polícia, que deteve o suspeito que acabou baleado por agentes.

Em Pensilvânia Central, um polícia foi morto e um segundo ficou gravemente ferido depois de um homem armado ter invadido uma esquadra da polícia estatal.

Um tiroteio numa festa no sul da Califórnia resultou em oito pessoas feridas, adiantaram as autoridades no sábado.

Já em Baltimore, seis pessoas ficaram feridas num tiroteio na noite de sexta-feira.

Seis pessoas ficaram feridas após um tiroteio entre dois carros nas ruas de San Francisco na noite de domingo, disse a polícia, sendo que uma das duas vítimas de ferimentos de bala corria risco de vida.

Três vítimas foram feridas por estilhaços de vidro causados por um tiro e duas meninas, de 10 e 16 anos, foram atropeladas por um dos dois veículos enquanto atravessavam a rua de bicicleta, tendo uma ficado ferida.

Um menino de 4 anos estava entre as cinco vítimas de um tiroteio no sul da Filadélfia na noite de sábado. Um homem de 40 anos, atingido a tiro no abdómen, estava em estado crítico.

Leia Também: Tiroteio de carro para carro faz 6 feridos nos EUA, incluindo uma criança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório