Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Cheias na Sérvia e Bósnia. Chuvas torrenciais obrigam a evacuações

As previsões indicam que a chuva deverá continuar a cair durante o dia.

Notícias ao Minuto

12:01 - 16/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Cheias

Dias sucessivos de chuvas torrenciais causaram cheias na Sérvia e na Bósnia, forçando as autoridades a declarar estado de emergência em muitas regiões, esta sexta-feira. Segundo reportou a Reuters, as previsões indicam que a chuva deverá continuar a cair durante o dia.

Em território sérvio, 1.300 operacionais e 22 barcos foram destacados para a operação de evacuação, que se estendeu a dezenas de pessoas em várias zonas do país, deu conta um comunicado do Ministério do Interior. 

Perto da cidade de Kraljevo, no sudoeste do país, a subida das águas de um rio destruiu uma ponte local. Já no centro do país, as equipas de emergência tiveram de retirar 12 pessoas das suas casas em Kragujevac, após o leito do rio Lepenica ter galgado as suas margens, explicou o autarca Nikola Dasic. 22 outras pessoas foram, por sua vez, resgatadas de uma vila localizada nas proximidades da cidade de Jagodina.

Outros rios de menores dimensões também transbordaram, cortando estradas e inutilizando linhas elétricas.

Um cenário semelhante registou-se nos rios da zona este da Bósnia, com as autoridades da cidade de Tuzla a declararem estado de emergência em toda a região. Muitas pessoas foram obrigadas a abandonar as suas residências em muitas cidades e vilas locais, estando os arredores da capital do país, Sarajevo, debaixo de alerta para possíveis inundações.

Além disso, um deslizamento de terras bloqueou uma estrada perto da cidade de Srebrenica.

Leia Também: IPMA. Anticiclone traz "massa de ar muito quente" na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório