Procurar

Berlusconi. Von der Leyen recorda líder de "transição política" em Itália

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recordou o antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que hoje morreu num hospital em Milão, como líder "num período de transição política" que moldou Itália.

Berlusconi. Von der Leyen recorda líder de "transição política" em Itália

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
12/06/2023 15:21 ‧ há 2 anos por Lusa

"<span class="news_bold">É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Liderou Itália num período de transição política e, desde então, continuou a moldar o seu amado país", escreveu a líder do executivo comunitário numa publicação na rede social Twitter.

Na mensagem, Ursula von der Leyen apresentou ainda as suas "condolências à sua família e ao povo italiano".

O líder do partido Forza Italia, magnata da comunicação social e antigo presidente do AC Milan tinha estado 45 dias no mesmo hospital até há três semanas, devido a uma pneumonia e uma leucemia.

A imprensa italiana noticiou que Berlusconi morreu depois de os cinco filhos e o irmão Paolo terem sido chamados ao hospital, onde se juntaram à sua companheira, Marta Fascina.

Apelidado de "o imortal" pela longevidade na política, Berlusconi governou a Itália durante nove anos, em três ocasiões entre 1994 e 2011.

Berlusconi foi uma figura polémica, magnata dos 'media', conservador e de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).

Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013.

Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Forza Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.

Leia Também: Funeral de Berlusconi marcado para quarta-feira na catedral de Milão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10