Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Macron apela ao Irão para deixar de apoiar Rússia no esforço de guerra

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje ao Irão para que "ponha imediatamente fim ao seu apoio" à Rússia na guerra na Ucrânia através da entrega de 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados], de acordo com o Palácio do Eliseu.

Macron apela ao Irão para deixar de apoiar Rússia no esforço de guerra
Notícias ao Minuto

18:32 - 10/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O apelo foi feito durante uma conversa telefónica com o homólogo iraniano, Ebrahim Raissi, precisou a Presidência francesa.

O chefe de Estado francês "alertou para as graves consequências, tanto de segurança como humanitárias, da entrega de 'drones' à Rússia por parte do Irão e apelou a Teerão para que ponha imediatamente termo ao seu apoio à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia".

Um porta-voz da Casa Branca alertou na sexta-feira que a Rússia está a "receber equipamento do Irão para construir uma fábrica de 'drones'" no seu território e que o local "poderá estar totalmente operacional no início do próximo ano".

Os Estados Unidos acreditam que, até maio passado, a Rússia recebeu "centenas" de 'drones' de ataque iranianos e acusam Moscovo de os ter utilizado recentemente para "atacar Kiev e aterrorizar a população ucraniana".

Teerão tem reiteradamente considerado as acusações dos EUA de fornecimento de armas à Rússia como "infundadas", alegando que não é parte no conflito ucraniano.

Durante a conversa telefónica de 90 minutos, Macron e Raissi "discutiram a forma de promover as relações, em particular as negociações em curso (sobre questões nucleares) e os desenvolvimentos regionais", comentou um responsável iraniano, citado pela AFP.

De acordo com a Presidência francesa, Macron também "expressou a sua preocupação com a atual trajetória do programa nuclear do Irão" e "reiterou o desejo da França e dos seus parceiros europeus de encontrar uma solução diplomática para esta questão".

"O Presidente sublinhou a importância de Teerão tomar medidas de desanuviamento concretas e verificáveis e de aplicar plenamente e sem demora as suas obrigações internacionais, bem como os compromissos assumidos perante a Agência Internacional da Energia Atómica em 04 de março", lê-se no comunicado divulgado pelo Eliseu.

A conversa entre os dois Presidentes ocorre numa altura em que as negociações entre o Irão e a comunidade internacional para relançar o acordo nuclear iraniano estão num impasse.

Conhecido pela sigla JCPOA, o acordo limitou as atividades atómicas do Irão em troca do levantamento das sanções internacionais.

Macron aproveitou a conversa telefónica para reiterar "o seu alívio pela libertação, em 12 de maio, de dois cidadãos franceses detidos no Irão".

O chefe de Estado gaulês "reiterou também a sua profunda preocupação com a situação dos quatro cidadãos franceses ainda detidos no Irão e apelou novamente à sua libertação imediata".

Quatro cidadãos franceses continuam detidos no Irão: Cécile Kohler e Jacques Paris, detidos em 7 de maio de 2022, Louis Arnaud, detido em 28 de setembro, e outra pessoa cuja identidade nunca foi divulgada.

Paris denuncia a sua detenção arbitrária e considera-os "reféns do Estado".

Leia Também: Trudeau afirma "união" em visita a Kyiv e Zelensky partilha vídeo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório