Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Dezenas de cães deixados dentro de camião ao sol. "Em stress térmico"

Todos os cães foram encontrados vivos, mas um deles teve de ser eutanasiado depois de os seus órgãos terem começado a falhar. O caso aconteceu em Oklahoma, EUA.

Dezenas de cães deixados dentro de camião ao sol. "Em stress térmico"
Notícias ao Minuto

15:45 - 10/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma equipa de proteção dos animais encontrou 36 cães dentro de um camião da empresa norte-americana U-Haul, deixado no parque de estacionamento de um supermercado Walmart, em Oklahoma, EUA.

"Descobrimos que 36 cães tinham sido deixados lá dentro. Vários dos cães, cerca de três ou quatro, estavam com stress térmico", referiu Jon Gary, do OKC Animal Welfare, citado pela estação televisiva WHSV-TV. "Por isso, tivemos de começar a tomar medidas imediatamente", acrescentou.

Todos os cães foram encontrados vivos, mas um deles teve de ser eutanasiado depois de os seus órgãos terem começado a falhar. "Pensámos que o cão tinha sobrevivido, mas acabou por sofrer outros efeitos secundários da insolação", apontou Gary. "Provavelmente, foram cerca de 10 horas, oito a 10 horas, que eles estiveram lá dentro".

Os agentes terão sido chamados ao local a meio do calor da tarde. "As pessoas que deixam os cães nos carros demoram apenas alguns segundos, menos de um minuto, e o resultado é que os cães podem entrar em stress térmico. E, na verdade, apenas alguns minutos podem ser mortais para eles", acrescentou o especialista.

O OKC Animal Welfare salientou que, dentro dos camiões, as gaiolas estavam empilhadas umas sobre as outras, com cães deitados, ofegantes. As condições eram imundas e o odor era "avassalador". "Muitos dos cães estavam encharcados de urina por terem sido deixados em gaiolas e caixotes lá dentro, pelo que tivemos de os limpar".

Dexter Manuel e Linda Manuel foram presos por 36 acusações de crueldade contra animais. A proteção dos animais diz que já estava a trabalhar num caso de crueldade na casa do casal quando descobriram o camião. 

Leia Também: Cães vadios voltam a assustar moradores e turistas em São Jacinto, Aveiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório