Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2023
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Colômbia. Justiça suspeita de financiamento ilegal da campanha de Petro

O Ministério Público da Colômbia está a investigar o financiamento da campanha eleitoral do Presidente Gustavo Petro, após suspeitas que a sua participação nas presidenciais de 2022 foi apoiada com dinheiro ilegal.

Colômbia. Justiça suspeita de financiamento ilegal da campanha de Petro

"A investigação está focada em apurar se foram cometidos crimes relacionados com o possível financiamento ilegal da campanha eleitoral do Presidente da República", destacou hoje o Ministério Público numa nota divulgada na rede social Twitter.

De acordo com a mesma fonte, a investigação está a ser conduzida por procuradores delegados do Supremo Tribunal de Justiça e da Direção Especializada contra a Corrupção.

Os investigadores vão procurar apurar "possíveis responsabilidades nos crimes de financiamento de campanhas eleitorais de fontes proibidas, violação de limites eleitorais e outros [crimes] passíveis de tipificação".

A abertura da investigação surge após a divulgação de áudios do ex-embaixador colombiano em Caracas Armando Benedetti, nos quais é referido que o Presidente colombiano terá recebido dinheiro "do narcotráfico" para financiar a sua campanha.

As acusações já foram negadas por Petro, que garantiu que os pagamentos foram feitos graças a "empréstimos bancários".

Nos áudio divulgados, o ex-embaixador da Colômbia em Caracas repreende a ex-chefe de gabinete de Gustavo Petro, Laura Sarabia, pela alegada prepotência que terá recebido desta e do chefe de Estado, depois de ter desempenhado um papel importante no financiamento da campanha.

Nessa conversa Armando Benedetti refere mesmo que o dinheiro para a campanha foi conseguido por vias irregulares.

Benedetti, que já tinha anunciado ameaças contra a sua família e a si mesmo, garante que realizou cem reuniões e conseguiu arrecadar até 15.000 milhões de pesos (cerca de 3,5 milhões de euros) para a campanha do Presidente Gustavo Petro.

Leia Também: Governo colombiano e guerrilha do ELN acordam cessar-fogo

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

Campo obrigatório