Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Guterres felicita Colômbia e guerrilha do ELN pelo acordo de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou hoje o Governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN) pelo acordo de cessar-fogo de seis meses alcançado na quinta-feira, garantindo que a organização continuará a apoiar o processo de paz.

Guterres felicita Colômbia e guerrilha do ELN pelo acordo de cessar-fogo
Notícias ao Minuto

20:08 - 09/06/23 por Lusa

Mundo ELN

Guterres felicitou ainda as partes pela criação de um mecanismo para definir a participação da sociedade colombiana no processo de paz, afirmando que "os passos importantes" agora dados "trazem esperança ao povo colombiano, especialmente às comunidades mais afetadas pelo conflito", segundo referiu o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, num comunicado.

"O secretário-geral confia que as partes agora irão trabalhar juntas e de boa-fé com a determinação de cumprir com as suas obrigações sob o acordo de cessar-fogo e observa positivamente a intenção de ampliar o seu âmbito no futuro", indicou a mesma nota.

De acordo com o líder da ONU, a participação do Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do primeiro comandante do ELN, Antonio Garcia, na cerimónia de assinatura do acordo, em Havana, capital cubana, "confirma a vontade política das partes".

Guterres disse ainda que "toma nota do pedido do Governo colombiano para que a Missão de Verificação das Nações Unidas supervisione o cessar-fogo" e reiterou o seu compromisso de continuar a acompanhar o processo de diálogo através do seu representante especial.

"O secretário-geral reitera o seu agradecimento ao Governo e ao povo de Cuba por sediar este último ciclo de conversações, o que demonstra o seu consistente compromisso com a paz na Colômbia", concluiu.

Na quinta-feira foi anunciado que o Governo da Colômbia e o ELN tinham alcançado um acordo para um cessar-fogo, com uma duração de seis meses, que irá abranger todo o país.

O anúncio foi feito pelo alto-comissário para a Paz, Danilo Rueda, na emissora radiofónica da Presidência colombiana, momentos antes de representantes do Governo e dos guerrilheiros terem pedido o adiamento do fim da terceira ronda de negociações.

Segundo Danilo Rueda, é a primeira vez que o ELN concorda com um cessar-fogo bilateral por meio ano, "com mecanismos de monitorização e verificação".

A terceira ronda de negociações entre o Governo colombiano e o ELN começou em finais de abril, depois de as rondas anteriores, em novembro na Venezuela e em fevereiro último no México, terem terminado sem um acordo.

As partes concordaram que a ONU e a Igreja Católica monitorizarão o cumprimento do cessar-fogo e a cada dois meses haverá uma reunião de acompanhamento.

Leia Também: Guterres aponta destruição de barragem como "consequência devastadora"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório