Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois mortos e 130 resgatados com vida do mar no sul de Espanha

Dois homens que tentavam alcançar a nado a costa de Almería, no sul de Espanha, morreram hoje afogados e pelo menos outras 130 pessoas foram resgatadas com vida no mesmo local, disseram as autoridades espanholas.

Dois mortos e 130 resgatados com vida do mar no sul de Espanha
Notícias ao Minuto

13:17 - 09/06/23 por Lusa

Mundo Migrações

O grupo viajava em duas embarcações com o objetivo de alcançar território espanhol, de forma ilegal, mas foi obrigado a lançar-se ao mar pelos donos dos barcos antes de chegarem a terra, segundo diversas fontes de autoridades locais citadas por meios de comunicação social.

Os donos das embarcações conseguiram fugir rumo a alto mar, disseram as mesmas fontes.

Em declarações aos jornalistas no local, o subdelegado do Governo espanhol em Almería, José María Martin, confirmou as mortes dos dois homens por afogamento e o resgate de outras 130 pessoas com vida do mar.

Martín lamentou esta "nova tragédia" e condenou "as máfias e as pessoas que se dedicam a esta atividade", sublinhando que os dois homens que morreram foram "vítimas do tráfico de pessoas".

Almería, região da Andaluzia, fica na costa espanhola do Mediterrâneo, em frente de Marrocos e da Argélia.

Pelo menos 1.901 migrantes morreram a tentar alcançar a costa sul de Espanha a partir de África no ano passado, segundo a organização não-governamental (ONG) Associação Pró Direitos Humanos da Andaluzia.

Foi o segundo valor mais elevado que a ONG já confirmou num ano, só superado pelos 2.126 migrantes mortos em 2021.

Os dados da ONG Associação Pró Direitos Humanos da Andaluzia confirmam que a rota das Canárias (entre a costa ocidental africana e o arquipélago atlântico) foi a mais usada por migrantes no ano passado, 18.000, representando 56% do total de pessoas que tentaram entrar em Espanha pelas fronteiras sul, a partir de África.

A rota das Canárias foi também aquela em que morreram mais pessoas a tentar alcançar Espanha: 1.330 vítimas.

Segundo os mesmos dados, à costa da Andaluzia, a mais próxima de Marrocos, no Mediterrâneo, chegaram 7.300 migrantes. Ao arquipélago das Baleares e à região de Múrcia e Alicante, também no Mediterrâneo, mas já mais afastada da costa africana, chegaram 6.356 pessoas, sendo esta a única zona da fronteira sul espanhola em que houve um aumento de chegadas de migrantes.

Leia Também: Migrações. Reforma das regras de asilo prevê compensações financeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório