Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Stoltenberg reúne-se com Biden um mês antes da cimeira da NATO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, desloca-se na segunda-feira a Washington para um encontro com o Presidente dos EUA, Joe Biden, um mês antes a cimeira dos líderes aliados prevista para a Lituânia em 11 e 12 de julho.

Stoltenberg reúne-se com Biden um mês antes da cimeira da NATO
Notícias ao Minuto

20:11 - 07/06/23 por Lusa

Mundo NATO

No âmbito da deslocação também se aguardam encontro com o secretário de Estado, Antony Blinken, e membros do grupo observador da NATO do Senado norte-americano.

O encontro decorre a um mês da cimeira dos líderes da NATO em Vilnius, o encontro anula de chefes de Estado e de Governo da organização militar e que deverá renovar o apoio à Ucrânia na sequência da invasão militar russa.

Para além dos novos compromissos de ajuda militar, a NATO prepara um programa plurianual de investimentos para modernizar o seu Exército, aproximando-o dos padrões ocidentais e facilitando a sua futura adesão à aliança atlântica.

A cimeira também ficará assinalada pelo debate em torno da sucessão de Stoltenberg, e quando o seu mandato na qualidade de chefe político da NATO termina em outubro, com os aliados envolvidos em negociações para encontrar o substituto.

A invasão russa da Ucrânia motivou um pedido dos líderes da Aliança ao ex-primeiro-ministro norueguês para que permanecesse mais um ano em funções. Stoltenberg deveria ter um sucessor eleito em finais de setembro, mas a ausência de consenso entre os aliados poderá implicar a opção de um novo prolongamento do mandato.

O conflito armado na Ucrânia, iniciado com a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes.

Leia Também: Lituânia restabelece controlos fronteiriços antes da cimeira de julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório