Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Medvedev acusa Ucrânia de querer "eliminar Rússia da face da Terra"

O ex-presidente russo alertou para a necessidade de avançar com uma ofensiva, que terá como objetivo "derrubar o regime nazi de Kyiv".

Medvedev acusa Ucrânia de querer "eliminar Rússia da face da Terra"
Notícias ao Minuto

18:33 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, acusou, esta quarta-feira, a Ucrânia - "o inimigo" - "o mundo ocidental" de estarem "prontos para fazer qualquer coisa para eliminar a Rússia da face da terra".

Numa publicação, na plataforma Telegram, considerou que a contraofensiva da Ucrânia começou porque Kyiv "não tinha escolha" face às ordens do Ocidente, que fornecem o dinheiro e armas necessárias. Neste sentido, a Rússia terá de "atacar".

"Não devemos subestimar o inimigo", alertou. "O inimigo e o mundo ocidental que o apoia estão prontos para fazer qualquer coisa para eliminar o nosso país da face da terra".

"Agora o principal é concentrarmo-nos o máximo possível e dar uma resposta decente", acrescentou.

Na ótica de Medvedev, as forças russas "têm uma vantagem significativa na aviação, forças blindadas e armas de alta precisão", além de "moral elevada".

"Precisamos de parar o inimigo e depois lançar uma ofensiva", acrescentou, explicando que, atualmente, o objetivo "não é só libertar" o território russo e "proteger" povo, mas também "derrubar o regime nazi de Kyiv"

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que quase nove mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Procuradoria-Geral recorre a TPI por destruição da barragem de Kakhovka

Recomendados para si

;
Campo obrigatório