Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Borrell afirma que rejeição da invasão da Ucrânia tem sido "muito clara"

A rejeição pelo Brasil da invasão da Ucrânia pela Rússia tem sido "muito clara" na Organização das Nações Unidas (ONU), considerou hoje o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell.

Borrell afirma que rejeição da invasão da Ucrânia tem sido "muito clara"
Notícias ao Minuto

16:52 - 07/06/23 por Lusa

Mundo ONU

Numa conferência de imprensa sobre a próxima cimeira entre a UE, a América Latina e as Caraíbas, Borrell sublinhou que o Brasil "deixou muito clara a rejeição da invasão da Ucrânia", manifestada por voto na ONU.

Em 23 de fevereiro, o Brasil votou a favor de uma resolução na Assembleia-Geral da ONU que exige a "retirada imediata" das tropas russas da Ucrânia e que pede "uma paz abrangente, justa e duradoura".

O alto representante para a Política Externa da UE, questionado sobre afirmações do Presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, próximas de Moscovo, reconheceu: "[Houve] posições sobre as quais discordámos, que foram objeto de qualificação posterior, mas creio que refletem a vontade de contribuir para a procura da paz".

A ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro de 2023, mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Adesão à UE? Montenegro é "o primeiro da fila", garante Borrell

Recomendados para si

;
Campo obrigatório