Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Registado primeiro caso de fêmea de crocodilo que 'engravidou' sozinha

O primeiro caso de reprodução assexuada em crocodilos foi registado num jardim zoológico da Costa Rica. O réptil produziu um feto que era 99,9% geneticamente idêntico a si.

Registado primeiro caso de fêmea de crocodilo que 'engravidou' sozinha
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Costa Rica

Foi registado, no jardim zoológico Parque Reptilandia, na Costa Rica, o primeiro caso de reprodução assexuada em crocodilos. Segundo a BBC, que cita um estudo publicado esta quarta-feira na revista Biology Letters, o réptil produziu um feto que era 99,9% geneticamente idêntico a si.

O chamado "nascimento virgem" já foi registado em várias outras espécies de aves, peixes e até mesmo de répteis, mas nunca em crocodilos. No entanto, os investigadores consideram que esta característica poderá ter sido herdada de um antepassado, o que faz acreditar que os dinossauros também possam ter tido a capacidade de se "auto-reproduzir".

Segundo a BBC, a fêmea de crocodilo foi resgatada e colocada em cativeiro em 2002, quando tinha apenas dois anos, tendo estado afastada de outros répteis da mesma espécie deste então.

Em 2018, quando tinha 18 anos, pôs uma ninhada de 14 ovos - sete dos quais pareciam estar férteis. Na altura, os cuidadores do parque incubaram esses ovos, mas não eclodiram. Seis meses depois decidiram abri-los e notaram que um deles tinha um feto totalmente formado

Uma equipa de investigadores analisou o natimorto e concluiu que tinha uma semelhança genética de 99,9% em relação à mãe, concluindo então que o ovo não tinha sido fecundado.

"Não é invulgar que os répteis em cativeiro ponham ninhadas de ovos, mas dado o período de isolamento dos companheiros, estes seriam normalmente considerados não viáveis e descartados. Estes resultados sugerem, portanto, que os ovos devem ser avaliados quanto à sua potencial viabilidade quando os machos estão ausentes", afirmaram os investigadores, citados no estudo.

Para os responsáveis, "esta nova evidência oferece uma visão tentadora sobre as possíveis capacidades reprodutivas de parentes extintos dos crocodilos, nomeadamente os dinossauros".

Leia Também: Homem sobrevive a ataque de crocodilo abrindo-lhe as mandíbulas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório