Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Koko comemorou 50 anos. É uma das chimpanzés mais velhas da Europa

Koko tem a energia de um chimpanzé jovem e uma "saúde brilhante", revela o tratador dos primatas do zoo. No dia em que comemorou o seu 50.º aniversário, brincou com os amigos e comeu as suas comidas favoritas, como alface e tomates cereja.

Koko comemorou 50 anos. É uma das chimpanzés mais velhas da Europa
Notícias ao Minuto

15:54 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Inglaterra

A chimpanzé mais velha da Europa, Koko, completou o seu 50.º aniversário no Zoo de Whipsnade, perto de Dunstable, Bedfordshire, em Inglaterra, anunciou a instituição num comunicado na sua página oficial.

O mamífero mais velho do zoológico comemorou o seu meio século de vida, no domingo, dia 4 de junho, enquanto "comia uma miscelânea das suas comidas favoritas - incluindo alfaces e tomates cereja", e brincava com os 'amigos' da mesma espécie mais jovens.

Koko nasceu no Dudley Zoo em West Midlands em 1973 e vive no Zoo de Whipsnade desde 2006.

O tratador dos primatas do zoo, Grant Timberlake, afirmou que Koko tem a energia de um jovem chimpanzé, conta o jardim zoológico.

"Koko pode ter acabado de completar 50 anos, mas ela ainda está com uma saúde brilhante, graças ao cuidado dedicado dos nossos tratadores e da equipa veterinária. Especialmente quando ela vê a sua comida favorita, é como se ela tivesse 20 anos de novo – escalando e balançando o mais rápido que pode pelas árvores para alcançá-la", revelou Grant.

Apesar da sua vivacidade inabalável, Koko desenvolveu uma leve artrite nas mãos, mas "isso não a desacelerou", garantiu Grant, acrescentado que a inflamação foi tratada "com laser de baixo nível", uma forma "simples mas eficaz de ajudá-la a permanecer sem dor e totalmente móvel".

Segundo o Zoo, Koko contribuiu para vários projetos importantes de conservação da sua espécie, entre os quais, a realização de exames de ultrassom ao coração, que  ajudaram os especialistas a saber mais sobre doenças cardiovasculares em grandes símios.

De recordar que, em 2007, Koko escapou do seu recinto com outro chimpanzé, tendo sido recapturada pouco depois. Contudo, o seu companheiro de fuga acabou por ser morto devido à ameaça que representava para o público.

A Press Association, citada pela BBC, revelou ainda que chimpanzés em cativeiro vivem geralmente até cerca de 33 anos.

Leia Também: Introduziam animais protegidos em Espanha para serem usados em rituais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório