Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ciclones: Coreia do Sul vai atribuir seis milhões de euros a Moçambique

A cooperação da Coreia do Sul vai atribuir 6,5 milhões de dólares (seis milhões euros) a Moçambique para ajudar 350 mil pessoas a enfrentar ciclones e outros desastres naturais, anunciaram hoje as autoridades moçambicanas.

Ciclones: Coreia do Sul vai atribuir seis milhões de euros a Moçambique
Notícias ao Minuto

08:38 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Ciclones

O apoio da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (Koica) vai financiar um projeto intitulado Promoção de Resiliência aos Desastres e da Coesão em Moçambique, no período de 2023 até 2026, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O dinheiro vai servir para que as comunidades reforcem estruturas de acesso aos serviços básicos e meios de subsistência, por forma a que resistam à passagem sazonal de ciclones (entre dezembro e abril).

A emancipação da mulher e a proteção de famílias mais vulneráveis, nomeadamente deslocados de guerra e portadores de deficiência, são prioritários entre os grupos-alvo.

O projeto vai ser implementado em cinco províncias: Manica, Sofala, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, tipicamente as mais afetadas por ciclones.

A Koica tem um histórico de apoio a Moçambique nos setores da saúde, educação, recursos hídricos e transportes.

O ciclone Freddy foi a mais recente tempestade a provocar estragos em Moçambique.

Tratou-se de um dos ciclones mais longos de que há registo (37 dias, entre 05 de fevereiro e 14 de março deste ano) e que maior distância percorreu, superando 10 mil quilómetros, desde que se formou ao largo do norte da Austrália e atravessou todo o oceano Índico até à África Austral.

A intempérie provocou centenas de mortes e destruição generalizada no centro de Moçambique e no Malaui.

Cientistas enquadraram o Freedy num conjunto de fenómenos extremos que estão a ganhar força devido ao aumento das temperaturas no planeta.

Leia Também: Mais de 8 milhões de inscritos para as eleições de outubro em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório