Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Detidas mais de 300 pessoas por contrafação na Europa (Portugal incluído)

Foram realizadas 3.921 buscas em 17 países europeus, que culminaram na apreensão de quase dois milhões de peças de vestuário, calçado e acessórios contrafeitos de 258 marcas - a maioria de luxo ou desporto. 

Detidas mais de 300 pessoas por contrafação na Europa (Portugal incluído)
Notícias ao Minuto

23:57 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Polícia Nacional

A Polícia Nacional espanhola revelou, esta terça-feira, que em colaboração com as autoridades gregas e com apoio dos organismos europeus EUIPO, EUROJUST, FRONTEX e OLAF, deteve mais de 370 pessoas e apreendeu quase dois milhões de produtos de contrafação em vários países da Europa. Segundo avançou a autoridade espanhola, num comunicado, o valor dos produtos de contrafeitos ascende aos 87 milhões de euros. 

No total, foram detidas 378 pessoas em toda a Europa, numa operação que envolveu 17 países, entre os quais Portugal. Foram realizadas 3.921 buscas, que culminaram na apreensão de quase dois milhões de peças de vestuário, calçado e acessórios contrafeitos de 258 marcas - a maioria de luxo ou desporto. 

A investigação "incidiu principalmente nos canais de distribuição e venda" e centrou-se em "em zonas e bairros industriais, mercados de rua, zonas turísticas, lojas e armazéns, contentores de mercadorias e empresas de logística".

Segundo a Polícia Nacional, "parte do negócio ilícito era efetuado através de lojas online", onde estes produtos eram publicados através de perfis nas redes sociais. 

"A maioria dos produtos apreendidos provinha de países como a China, Hong Kong, Turquia ou Vietname, de onde eram transportados por terra ou por mar para os seus destinos finais na União Europeia", explicou a autoridade espanhola.

A operação foi levada a cabo sob liderança da Polícia Nacional na Bélgica, Bulgária, Chipre, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Sérvia, Ucrânia e Reino Unido.

Leia Também: Detido homem por alegada agressão sexual a jovem em Córdoba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório