Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Antony Blinken vai reagendar viagem à China nas próximas semanas

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, deve reagendar uma visita à China nas próximas semanas, após a viagem prevista para fevereiro ter sido cancelada, adiantou hoje uma autoridade dos Estados Unidos.

Antony Blinken vai reagendar viagem à China nas próximas semanas
Notícias ao Minuto

23:51 - 06/06/23 por Lusa

Mundo EUA

De acordo com esta fonte, que falou com a agência France-Presse (AFP) sob a condição de anonimato, ainda não há data marcada para a viagem.

As duas potências tentam novamente aliviar as tensões reavivadas pela presença, em fevereiro, sobre solo norte-americano, daquilo que os Estados Unidos consideraram ser um 'balão espião' chinês, que acabou derrubado por Washington.

Este incidente levou ao cancelamento de uma visita do chefe da diplomacia norte-americana à China.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, referiu que as discussões recentes em Pequim, durante uma visita de várias autoridades norte-americanas, foram "muito úteis" e levantaram "possíveis visitas futuras".

"Acho que vão ver-nos a discutir futuras visitas lá num futuro muito próximo", sublinhou Kirby aos jornalistas.

O porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, realçou também que o subsecretário de Estado dos EUA para o Leste Asiático, Daniel Kritenbrink, e Sarah Beran, assessora do Presidente Joe Biden para assuntos da China e Taiwan, tiveram "discussões francas e produtivas" durante a recente viagem à China.

Sobre Blinken, Patel garantiu que esta será reagendada "assim que as condições permitam".

"A nossa opinião é que não há nada melhor do que reuniões ou compromissos cara a cara, seja em Washington ou em Pequim, para levar as negociações avante", destacou Patel.

De forma geral, as tensões são altas entre as duas superpotências que se envolvem numa competição acirrada, seja diplomática, militar, tecnológica ou económica, e estão em desacordo em vários campos diplomáticos, como Taiwan e Rússia.

Estas tensões já tinham escalado no ano passado após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a Taiwan governada democraticamente, levando a China, que reivindica a ilha como seu território, a lançar exercícios militares em torno daquele território.

Joe Biden e o Presidente chinês Xi Jinping concordaram em cooperar em certas matérias durante intensas discussões na cimeira do G20 em novembro em Bali, mas o incidente do alegado 'balão espião' exacerbou novamente as tensões.

Leia Também: Ex-governador Chris Christie candidata-se à presidência dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório