Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Lápis de Hitler leiloado por (pequena) fração do valor esperado

O vendedor adquiriu o objeto num leilão, em 2002, tendo permanecido na coleção familiar desde então.

Lápis de Hitler leiloado por (pequena) fração do valor esperado
Notícias ao Minuto

23:30 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Adolf Hitler

Um lápis banhado a prata oferecido a Adolf Hitler pela sua parceira de longa data, Eva Braun, foi leiloado, esta terça-feira, em Belfast, na Irlanda do Norte, por uma fração do valor inicialmente esperado.

As estimativas apontavam para que o objeto fosse vendido por um valor entre 58 e 93 mil euros. Contudo, um comprador adquiriu o lápis por um décimo da quantia esperada: 6.273 euros.

A casa de leilões Bloomfield incluiu no mesmo lote outros objetos ligados ao ditador nazi, entre eles uma fotografia do mesmo, que foi, também, vendida por um valor mais baixo do que os 9 ou 12 mil euros esperados, situando-se, ao invés, nos 7.202 euros.

Datado de 20 de abril de 1941, o lápis, que terá sido oferecido a Hitler para assinalar o seu 52.º aniversário, tem as iniciais do ditador gravadas, assim como o nome da companheira, com quem terá feito um pacto suicida, diz a BBC.

O mesmo meio adiantou que o vendedor adquiriu o objeto num leilão, em 2002, tendo permanecido na sua coleção familiar desde então.

Face às críticas, o diretor da casa de leilões, Karl Bennett, defendeu a decisão de incluir estes objetos no lote, uma vez que "preservam um pedaço do nosso passado", considerando que "deveriam de ser tratados como objetos históricos, não importa se a história a que se referem é uma das mais sombrias e controversas", disse.

Leia Também: Macron surge como Hitler em cartaz espalhado em cidade francesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório