Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

HRC declara 'estado de emergência' para pessoas LGBTI+ nos Estados Unidos

A organização de direitos humanos, uma das maiores nos EUA, criou ainda um guia para responder às ameaças crescentes à comunidade LGBTI+ no país, especialmente às pessoas transgénero, cuja vida está cada vez mais limitada nos estados conservadores.

HRC declara 'estado de emergência' para pessoas LGBTI+ nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

15:44 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Direitos LGBTI+

A Human Rights Campaign (HRC), a maior organização norte-americana de defesa dos direitos LGBTI+, anunciou, esta terça-feira, ter declarado, pela primeira vez, um 'estado de emergência', considerando que a comunidade queer norte-americana "enfrenta ameaças extremistas para retirar direitos".

A iniciativa da HRC surge numa altura em que os direitos LGBTI+ nos Estados Unidos, especialmente da comunidade trans, estão a ser cada vez mais limitados em estados controlados por republicanos conservadores. Nessas regiões, são cada vez mais frequentes a abolição de práticas de saúde de afirmação de género (desde terapias hormonais a cirurgias), a participação de pessoas trans em desportos, a proibição de espetáculos drag para menores de idade, entre muitas outras medidas.

A Florida, estado governado pelo agora candidato presidencial Ron DeSantis, tem uma das políticas mais polémicas, com a promulgação em 2022 da lei 'Don't Say Gay' (do inglês, 'Não Digas Gay'), que impede professores de abordarem, esclarecerem alunos ou falar sobre assuntos LGBTI+ nas salas de aula e em conteúdos educativos - e estão proibidos mesmo de esclarecer dúvidas de alunos queer, sob ameaça de despedimento. A medida foi recentemente reproduzida no Louisiana.

No seu site, a HRC justificou o 'estado de emergência' devido ao "crescimento sem precedentes e perigoso de ataques legislativos anti-LGBTI+ em câmaras estatais no último ano".

"Mais de 75 leis anti-LGBTI+ foram promulgadas só este ano, mais do que duplicando o número do ano passado, que já era o pior ano desde que há registo", acrescenta a organização não-governamental. Foi apresentado ainda um relatório, denominado 'Americanos LGBTI+ Sob Ataque', que aponta que o aumento destas leis se deve a esforços coordenados no Partido Republicano, apoiado por "grupos extremistas bem financiados".

Aliada à declaração, a HRC criou uma página de avisos de viagem para a comunidade queer, na qual, à semelhança do que fizeram autoridades internacionais para a Covid-19, elencam os diferentes estados e as políticas discriminatórias de cada um.

O guia também incluiu pontos de informação importantes para pessoas LGBTI+, nomeadamente sobre como apresentar queixas de violações de direitos humanos, como angariar dinheiro para organizações, como argumentar contra conversas mais tensas entre familiares e elenca ainda empresas e estados "seguros" para as pessoas queer. 

Kelley Robinson, presidente da HRC, explicou à Associated Press que o documento tem como objetivo apoiar as milhões de pessoas vulneráveis, "quer estejam a planear uma viagem de verão por regiões que se tornaram mais hostis com pessoas LGBTI+, quer já vivam num estado onde os ataques legislativos e extremismo político continuam a colocar um alvo nas suas costas".

Leia Também: Bíblia proibida em várias escolas do Utah por conteúdo pornográfico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório