Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Etiópia. Governo rejeita acusação de "limpeza étnica" na região do Tigray

O Governo etíope rejeitou hoje as recentes acusações da organização internacional Human Rights Watch (HRW), que o acusa de estar a fazer uma campanha de "limpeza étnica" na região ocidental do Tigray.

Etiópia. Governo rejeita acusação de "limpeza étnica" na região do Tigray
Notícias ao Minuto

14:39 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Etiópia

O executivo da Etiópia, liderado pelo primeiro-ministro e nobel da Paz Abiy Ahmed, assegura que aquelas acusações não são apoiadas por "quaisquer provas".

Num relatório publicado a 01 de junho, a organização de defesa dos direitos humanos afirma que as unidades paramilitares e as milícias da região vizinha de Ahmara continuam a "expulsar à força os habitantes do Tigray" da zona ocidental daquela região "como parte de uma campanha de limpeza étnica".

A HRW "publicou estas acusações sem efetuar uma investigação rigorosa e credível nas áreas em causa" e aquelas "não estão apoiadas por quaisquer provas", afirmou o Serviço de Comunicações do Governo etíope em comunicado.

O acesso ao Tigray Ocidental, bem como a toda a região do Tigray e Amhara, está proibido aos jornalistas, sendo impossível verificar a situação no terreno.

"Esta descrição distorcida e enganadora da situação tem por objetivo minar a coexistência pacífica, alimentar os conflitos interétnicos e impedir os esforços nacionais de paz e reconciliação na Etiópia", continuou o governo.

Um acordo assinado em novembro, em Pretória, pelo governo federal etíope e pelas autoridades regionais rebeldes de Tigray pôs fim a dois anos de guerra brutal no norte da Etiópia.

As forças paramilitares e milícias Amhara tinham apoiado o exército federal etíope contra as autoridades rebeldes de Tigray e, no início da guerra, assumiram o controlo de Tigray Ocidental, uma área administrativamente ligada ao Tigray mas que os Amhara consideram ser a sua terra ancestral.

O Tigray Ocidental foi um dos pontos sensíveis que ficaram por resolver no acordo de Pretória. As forças de Amhara descrevem a questão como uma "linha vermelha" e mantêm o seu controlo nessa zona, apesar do acordo, enquanto as autoridades da outra região não tencionam ceder esta parte do território.

O Governo federal salienta que iniciou um processo de consultas nacionais com vista à criação de um processo de justiça transitório, tal como previsto no acordo de Pretória.

"O processo de justiça de transição permitirá uma investigação completa. A verdade será dita e os culpados pelos crimes serão responsabilizados", garante.

O responsável recorda ainda que, em 2021, foi possível uma investigação conjunta do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e da Comissão Etíope dos Direitos Humanos (EHRC) - uma instituição pública estatutariamente independente.

No entanto, desde então, o Governo etíope recusou, no ano passado, o acesso de uma comissão internacional de peritos da ONU ao norte da Etiópia.

Leia Também: Frente Popular de Libertação do Tigray quer eleições "rapidamente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório