Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 27º

Golfinhos 'passeiam' anaconda em rio. Cientistas explicam o porquê

Cientistas estudaram comportamento registado em 2021.

Golfinhos 'passeiam' anaconda em rio. Cientistas explicam o porquê
Notícias ao Minuto

14:42 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Bolívia

Em agosto de 2021, golfinhos a passear com uma anaconda na boca, num rio na Bolívia, deixou um grupo de investigadores curiosos sobre o comportamento destes animais.

O momento foi captado no rio Tijamuchi e nele um grupo de golfinhos percorreu as águas do caudal, com as cabeças de fora, e com uma anaconda na boca.

Note-se que estes golfinhos de rio são criaturas raramente vistas, sendo invulgar terem a cabeça fora de água durante longos períodos de tempo. Mais raro ainda, é serem vistos a fazer malabarismos com as mandíbulas.  

Posto isto, os investigadores decidiram analisar o comportamentos dos animais, numa conclusão escrita no Science Alerte, e citada pelo La Vanguardia.

Os especialistas começam por afirmar que "se torna claro que os golfinhos queriam brincar com a serpente e não comê-la". Prova disso é que interagiram com ela de diferentes maneiras, num espaço de 70 a 80 metros, e durante 7 minutos. 

Eventualmente, prossegue o relatório, a atividade era de cariz sexual. 

"Depois, pudemos ver nas fotografias que os machos adultos estavam sexualmente excitados enquanto brincavam com a anaconda", pode ler-se.

Os investigadores explicam que o estudo destes animais não é fácil, dado que as aguas em que nadam são mais lamacentas, dificultando a sua observação. Contudo, este estudo permitiu conhecer melhor a forma como os golfinhos do rio passam o seu tempo.

Leia Também: Atividades militares russas mataram mais de 100 golfinhos num mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório