Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

China espera "criar pontes" com Honduras durante visita de Presidente

Pequim, 06 jun 2023 (Lusa) -- A China afirmou hoje que a abertura da sua embaixada nas Honduras e a visita a Pequim da Presidente hondurenha, Xiomara Castro, vão "criar pontes" para que os dois países "reforcem a confiança", após o estabelecimento das relações.

China espera "criar pontes" com Honduras durante visita de Presidente
Notícias ao Minuto

11:35 - 06/06/23 por Lusa

Mundo China/Honduras

"A abertura da embaixada da China nas Honduras vai construir pontes para os dois países fortalecerem a confiança e a cooperação prática", disse hoje o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Wang Wenbin, dando as boas-vindas à visita de Castro, que decorre entre os dias 09 e 14 de junho.

O porta-voz acrescentou que as "Honduras estão a trabalhar para abrir a sua embaixada na China, e que a China vai oferecer apoio e ajuda".

A abertura de um posto diplomático faz parte da agenda de Castro durante a sua viagem à China.

Castro anunciou, na sexta-feira passada, a nomeação do cientista Salvador Moncada como embaixador das Honduras na China.

"Durante a visita da presidente à China vão ser dadas notícias muito boas, assinados uma série de memorandos, documentos, acordos - quadro e, naturalmente, vai ser feita uma visita ao mais alto nível, com o encontro entre a Presidente Castro e o Presidente [chinês], Xi Jinping", revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros das Honduras, Eduardo Enrique Reina.

As Honduras e a China anunciaram o estabelecimento de relações diplomáticas em 26 de março, horas depois de o país centro-americano oficializar o rompimento das relações que mantinha com Taiwan desde 1941.

O país centro-americano e Taiwan mantiveram uma relação de cooperação nos âmbitos militar, educação e economia. Taipé financiou projetos de ajuda técnica e agrícola, além de hospedar centenas de bolsistas hondurenhos nas suas universidades.

A ruptura das relações com Taiwan por parte das Honduras reduziu para 13 o número de países com os quais Taipé mantém relações diplomáticas oficiais, e tornou a nação centro-americana o nono país - e o quinto latino-americano - que desde 2016 cortou os laços com a ilha para estabelecer relações com Pequim.

Leia Também: Presidente das Honduras visita China após abertura da embaixada chinesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório