Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia. Destruição de barragem pela Rússia é um "crime de guerra"

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, defendeu hoje que a "destruição pela Rússia" da barragem de Kakhovka, no rio Dnipro, é um crime de guerra e pode ser o "maior desastre provocado pelo Homem" das últimas décadas na Europa. 

Ucrânia. Destruição de barragem pela Rússia é um "crime de guerra"
Notícias ao Minuto

10:39 - 06/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"<span class="news_bold">A Rússia destruiu a barragem de Kakhovka, causando provavelmente o maior desastre tecnológico provocado pelo Homem das últimas décadas na Europa, pondo em perigo a vida de milhares de civis. Este é um crime de guerra terrível", disse Kuleba através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter. 

"A única forma de parar a Rússia, 'o maior terrorista do século XXI', é expulsar (as forças russas) da Ucrânia", acrescentou o chefe da diplomacia ucraniana. 

Antes, a empresa pública hidroelétrica ucraniana Ukrhidroenergo disse que os danos ocorridos hoje na barragem de Kakhovka são irreparáveis e foram causados por "uma detonação no interior da sala das máquinas" da estrutura situada no rio Dnipro, Kherson.  

"Como resultado da detonação na sala das máquinas, a central hidroelétrica de Kakhovka ficou completamente destruída", refere uma nota oficial da empresa.  

Moscovo e Kiev acusam-se mutuamente sobre a destruição da barragem situada na margem oriental do rio Dnipro, numa zona ocupada pelas forças russas.

A situação que levou à destruição da barragem ainda não foi investigada por entidades independentes. 

Leia Também: Ucrânia: Kyiv denuncia Rússia como "Estado terrorista no tribunal de Haia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório