Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Viúva é obrigada a pagar pensão de alimentos ao filho do falecido marido

Jovem deixou de receber pensão após a morte do pai.

Viúva é obrigada a pagar pensão de alimentos ao filho do falecido marido
Notícias ao Minuto

09:39 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A justiça de Aragão, em Espanha, numa decisão pioneira, obrigou uma viúva usufrutuária a pagar a pensão de alimentos ao filho do primeiro casamento do seu marido.

O homem, falecido há alguns meses, pagava uma mensalidade de 178 euros ao filho. Contudo, com a sua morte, o descendente deixou de receber este valor.

O filho - que tem menos de 26 anos, ainda não acabou os estudos e carece de recursos próprios - decidiu exigir que a viúva, que foi quem herdou a herança do marido, lhe continue a pagar a pensão de alimentos, desta vez no valor de 400 euros.

O seu pedido foi indeferido pelo Tribunal de Primeira Instância, com o argumento de que ele não tinha provado as necessidades que alegava ter, nem a capacidade económica da viúva obrigava a fornecê-las. Mas, agora, o Tribunal de Teruel anulou a decisão e deu razão ao jovem.

Os magistrados sublinham que a necessidade de alimentos reclamada pelo filho se baseia, na sua opinião, na "preexistência de uma pensão de alimentos a seu favor" prestada pelo seu pai, tal como estabelecido na sentença de divórcio. Acrescentam que a pensão se extinguiu "apenas porque o progenitor faleceu" e não porque o jovem "deixou de ter necessidades" e estava em condições de as satisfazer "com os seus próprios recursos", reporta o jornal Heraldo.

Assim, os juízes da Audiência de Teruel entenderam que "exigir alimentos à viúva usufrutuária é o que está legalmente previsto" e que existe uma "presunção" dessa necessidade a favor do filho.

Leia Também: Bar do 'Cheers' vendido por 630 mil em leilão de programas televisivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório