Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo regional retira apoio a evento LGBTI+ em Itália

O evento anual, que acontecerá em Roma, é um dos alvos do novo governo de direita no país e do presidente da região do Lazio.

Governo regional retira apoio a evento LGBTI+ em Itália
Notícias ao Minuto

23:35 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTI+

O governo de direita da região italiana do Lazio, nos arredores de Roma, anunciou esta segunda-feira que vai retirar o apoio ao desfile anual LGBTI+ que ocorre em Roma.

Os direitos LGBTI+ e a igualdade de género em Itália têm sido uma questão particularmente delicada desde que a primeira-ministra de direita, Giorgia Meloni, chegou ao poder há cerca de sete meses, prometendo combater o que chamou de "lobby LGBT".

O presidente da região do Lazio, Francesco Rocca, apoiado pelo partido de Meloni, Irmãos da Itália, foi eleito em fevereiro, derrubando o antigo governo de centro-esquerda.

Segundo a Reuters, o governo regional disse em comunicado que não pode mais apoiar o evento 'Roma Pride', que será realizado no sábado, porque os organizadores apoiaram publicamente a gravidez por barrigas de aluguer- prática ilegal em Itália.

O governo de Meloni pediu aos autarcas que parassem de registrar os filhos de pais do mesmo sexo e a sua coalizão apresentou um projeto de lei destinado a processar casais que viajam para o estrangeiro para ter um bebé por barriga de aluguer - visando principalmente casais gays.

Mario Colamarino, o porta-voz do desfile, disse que Rocca cedeu à pressão do lobby conservador católico Pró Vida e Família, e acrescentou que o evento desafiaria a sua decisão ao continuar a usar o logotipo do governo regional.

Leia Também: Banguecoque celebra 2.ª marcha LGBT+ com promessas políticas. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório