Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Biden cruza os dedos pelo sucesso na contraofensiva de Kyiv

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desejou hoje sucesso na aguardada contraofensiva ucraniana contra as forças russas, cruzando os dedos num sinal de esperança durante um evento na Casa Branca, segundo relataram as agências internacionais.

Biden cruza os dedos pelo sucesso na contraofensiva de Kyiv
Notícias ao Minuto

21:10 - 05/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Durante um encontro com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, na Sala Oval, o Presidente dos Estados Unidos foi questionado pela agência France-Presse (AFP) sobre as hipóteses de sucesso da contraofensiva planeada pela Ucrânia.

Joe Biden respondeu levantando silenciosamente a mão e cruzando os dedos indicador e médio.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, disse hoje que a Ucrânia lançou uma "operação defensiva" que "inclui ações contraofensivas", sem especificar se foi a ampla contraofensiva preparada desde há meses por Kiev.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares no conflito, mas diversas fontes, incluindo as Nações Unidas, têm admitido que será muito elevado.

A Ucrânia tem contado com o apoio dos aliados ocidentais no fornecimento de armamento, aliados esses que também impuseram sanções contra os interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra no território ucraniano.

Leia Também: Conselho de Segurança da ONU? Bielorrússia com "quase zero hipóteses"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório