Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mike Pence, ex-'vice' de Trump, formaliza candidatura à Casa Branca

O antigo vice-presidente apresentou a candidatura à indicação presidencial republicana de 2024, estabelecendo um confronto direto com Donald Trump.

Mike Pence, ex-'vice' de Trump, formaliza candidatura à Casa Branca
Notícias ao Minuto

16:55 - 05/06/23 por Marta Amorim com Lusa

Mundo EUA

É oficial, Mike Pence - vice-presidente de Donald Trump no mandato de 2016 a 2020 - vai concorrer à indicação presidencial do partido republicano para a presidência dos Estados Unidos.

Pence apresentou, esta segunda-feira, os papéis necessários, abrindo assim um confronto com Trump. 

O anúncio formal deverá ser feito na quarta-feira.

A 7 de junho, no dia em que completa 64 anos, Pence divulgará um vídeo, participará num encontro no Estado do Iowa e estará na estação CNN, adiantaram já fontes próximas ao republicano, que falaram aos 'media' norte-americanos sob a condição de anonimato.

Cristão evangélico e forte opositor do aborto, Mike Pence ajudou Donald Trump a conquistar a direita religiosa ao estar ao seu lado na campanha de 2016.

Após anos de lealdade inabalável, Pence mudou de tom após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Em particular, considerou que as palavras do presidente naquele dia foram "irresponsáveis" e que o "colocaram em perigo", porque o republicano estava no Capitólio.

Donald Trump insistiu em defender a não certificação da vitória de Joe Biden nas presidenciais, pedido que o ex-governador do Indiana não correspondeu, o que lhe viria a render uma forte inimizade entre os apoiantes do magnata.
 
O ex-vice-presidente concentra cerca de 3,8% das intenções de voto, muito atrás de Donald Trump (53,2%) ou do governador da Florida, Ron DeSantis (22,4%), segundo as últimas sondagens realizadas pelo 'site' RealClearPolitics.

Leia Também: Advogados de Donald Trump pedem afastamento de juiz do caso criminal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório