Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2023
Tempo
33º
MIN 19º MÁX 35º

Número de deslocados internos no Burkina faso aumentou para dois milhões

O número de pessoas deslocadas no Burkina Faso aumentou para dois milhões devido à violência provocada pela Al Qaeda e pelo grupo Estado Islâmico, indicam dados do Governo.

Número de deslocados internos no Burkina faso aumentou para dois milhões

Os últimos números divulgados revelam que mais de dois milhões de pessoas estão deslocadas internamente no Burkina Faso, a maioria das quais são mulheres e crianças.

A crise humanitária agrava-se sendo que o conflito obriga as populações a deslocarem-se das zonas agrícolas para áreas urbanas cada vez mais congestionadas ou para campos de deslocados internos improvisados e sem condições.

Uma em cada quatro pessoas necessita de ajuda de emergência e dezenas de milhares enfrentam "níveis de fome".

Os grupos de ajuda humanitária e o governo de Ouagadougou estão a esforçar-se para dar resposta à falta de fundos e às necessidades cada vez mais crescentes. 

As Nações Unidas indicaram recentemente que não foi alcançada "nem a metade" dos 800 milhões de dólares [cerca de 743 milões de euros] de ajuda que foram solicitados internacionalmente em 2022. 

"Muitas pessoas podem morrer e estão a morrer porque não tiveram acesso a alimentos e a serviços de saúde, porque não foram devidamente protegidas e porque a assistência humanitária e a resposta do governo não foram suficientes", disse à Associated Press Alexandra Lamarche, membro da organização humanitária Refugees International.

O ano passado, houve dois golpes de Estado: os líderes militares prometeram travar a insegurança, mas os ataques da jihad islâmica agravam-se desde que Ibrahim Traore tomou o poder em setembro de 2022.

Leia Também: Exército do Burkina Faso diz ter matado 50 terroristas após emboscada

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório