Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ativistas manifestaram-se em Casablanca contra aumento do custo de vida

Várias centenas de ativistas sindicais marroquinos de esquerda manifestaram-se hoje, em Casablanca, contra o "elevado custo de vida" e a "inacção do governo", apesar da proibição de manifestações.

Notícias ao Minuto

15:46 - 04/06/23 por Lusa

Mundo Marrocos

Provenientes de todo o país, sindicalistas da Confederação Democrática do Trabalho (CDT), de esquerda, reuniram-se no centro histórico da capital económica.

"Estamos aqui para manifestar o nosso descontentamento face à subida dos preços e aos ataques ao poder de compra", declarou à AFP Abdellah Lagbouri, membro da CDT, que viajou de Agadir para Casablanca.

"É uma vergonha, a subsistência dos trabalhadores está em perigo", ouvia-se dos manifestantes, quase todos envergando casulas, braçadeiras e bonés amarelos, a cor do sindicato.

"Como é que os mais pobres podem viver" com a subida dos preços dos alimentos, questionavam aos gritos.

De início, o CDT pretendia organizar uma marcha nacional em Casablanca, que foi proibida pelas autoridades locais, disse à AFP Tarik Alaoui El Housseini, membro do Conselho Nacional do CDT, que manteve a concentração de hoje.

A manifestação decorreu sem incidentes de maior, apenas com alguns confrontos com a polícia, segundo os jornalistas da AFP presentes no local.

Marrocos enfrenta uma subida de preços, sobretudo dos produtos alimentares, que afecta as famílias mais pobres.

A inflação abrandou ligeiramente em abril, para 7,8% em termos anuais, após 10,1% em fevereiro e 8,2% em março, segundo as estatísticas oficiais.

Mas o aumento dos preços dos géneros alimentícios continua muito elevado (+16,3% em termos anuais).

A inflação explica-se, em parte, pela escassez crónica de chuvas que afecta o sector agrícola, base da economia marroquina, que faz disparar os preços das frutas e legumes.

O CDT denuncia "a inacção do governo na aplicação do acordo social assinado no ano passado", disse à AFP a sindicalista Nadia Soubat.

Leia Também: Vinte migrantes resgatados no estreito de Gibraltar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório