Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Guiné-Bissau. Líder do PRS diz que há pessoas a serem impedidas de votar

O líder do Partido da Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau, Fernando Dias, denunciou hoje que existem pessoas a serem impedidas de votar por não terem nomes nos cadernos eleitorais e pediu que a situação seja corrigida.

Guiné-Bissau. Líder do PRS diz que há pessoas a serem impedidas de votar
Notícias ao Minuto

15:52 - 04/06/23 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau/Eleições

Em declarações aos jornalistas, em Mansoa, Fernando Dias, candidato a deputado naquela localidade do centro da Guiné-Bissau, afirmou ter informações que apontam "para anomalias, que devem ser corrigidas, a bem do processo eleitoral", disse.

"Fomos informados que alguns cadernos eleitorais estão com nomes trocados, mas já comunicamos a quem de direito essa anomalia para ser imediatamente corrigida porque consta que há pessoas nestas circunstâncias que estão a ser impedidas de votar", advertiu Fernando Dias.

Sobre o facto de muitos eleitores terem os nomes nos cadernos em lugares diferentes de onde foram recenseados, o líder do PRS pediu-lhes que consentissem sacrifícios "se for necessário" para se deslocarem para outras mesas, mesmo que estejam em zonas fora da sua área de residência.

Em relação à votação, Fernando Dias disse pretender um processo "com toda acalmia" e sublinhou que "o povo não quer problema, porque já tem problema que chegue" nomeadamente, disse, "a fome".

"Queremos umas eleições livres, justas e transparentes em cada passo", destacou o líder do PRS.

Em caso de vitória do partido, Fernando Dias adiantou que o seu governo será integrado por "todos os filhos da Guiné-Bissau", independentemente da sua filiação partidária, religião ou etnia, notou.

O líder do PRS anunciou que o partido está em condições de saber os resultados que obteve, logo a seguir à votação de hoje, mas que irá aguardar que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) faça o pronunciamento oficial "para fazer a comparação de dados".

O PRS é um dos 20 partidos e duas coligações eleitorais que disputam as legislativas das quais irão ser escolhidos 102 deputados ao parlamento e o novo governo da Guiné-Bissau.

Cerca de 900 eleitores estão a votar desde às 07h00 horas, num processo que deve terminar às 17h00 (mais uma hora em Lisboa).

Leia Também: Presidente guineense diz que não vai admitir desordem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório