Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sudão: Combates intensificam-se com trégua nunca respeitada a terminar

Os combates em Cartum e outras cidades do Sudão continuaram hoje, quando a trégua humanitária está prestes a terminar, sem esperança de que seja renovada já que as negociações entre os dois lados rivais estão suspensas.

Sudão: Combates intensificam-se com trégua nunca respeitada a terminar
Notícias ao Minuto

23:36 - 03/06/23 por Lusa

Mundo Sudão

Os confrontos entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) intensificaram-se na cidade velha de Durman, vizinha de Cartum, e em vários pontos da capital.

Devido aos combates, os voluntários viram-se obrigados a enterrar 180 corpos não identificados, segundo testemunhas citadas pela agência pela France-Presse.

Ao norte e ao sul da capital sudanesa ouviram-se explosões violentas, tiros de armas pesadas e ataques de artilharia, referiram também testemunhas citadas pela agência espanhola Efe.

Os combates não pararam por completo em nenhum momento, na realidade, durante a extensão da trégua alcançada há cinco dias entre os dois lados, após a mediação da Arábia Saudita e dos Estados Unidos da América, e essa trégua expira no início de hoje.

As repetidas violações de todas as tréguas acordadas até agora levaram a Arábia Saudita e os Estados Unidos a anunciarem em 01 de junho a suspensão das negociações entre representantes de ambos os lados, que decorriam na cidade saudita de Jeddah.

O conflito no Sudão, que dura desde 15 de abril, deixou mais de 850 mortos e mais de 5.500 feridos, e causou o deslocamento interno e para fora do país de mais de 1,3 milhão de pessoas, segundo as Nações Unidas.

Leia Também: "Situação tensa". Presidente angolano espera pacificação no Sudão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório