Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Oposição venezuelana abre candidaturas para as primárias de outubro

A oposição venezuelana inicia segunda-feira a apresentação de candidaturas para as primárias opositoras previstas para o próximo 22 de outubro, data em que os venezuelanos elegerão um candidato para competir contra Nicolás Maduro nas presidenciais de 2024.

Oposição venezuelana abre candidaturas para as primárias de outubro
Notícias ao Minuto

18:36 - 03/06/23 por Lusa

Mundo Venezuela

A apresentação de candidaturas decorrerá até 23 de junho, segundo a Comissão Nacional de Primárias (CNP), organismo que solicitou apoio técnico do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), uma assistência sobre a qual alguns políticos opositores dizem concordar e outros questionam.

Entretanto, sete pré-candidatos opositores, César Pérez Vivas, Tamara Adrián, Roberto Enríquez, Carlos Prosperi, Delsa Solorzano, Maria Corina Machado e Freddy Superlano, anunciaram a intensão de participar no debate "Hablan los Candidatos" (Falam os Candidatos) que deverá dar a conhecer propostas e visões dos distintos candidatos.

O debate, que decorrerá a 12 de julho, estava inicialmente previsto para 6 de junho e terá lugar nas instalações da Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas.

De momento não está confirmada a participação dos pré-candidatos, Henrique Capriles Radonski e Benjamín Rausseo.

Por confirmar está a participação no debate e a apresentação de candidatura, do ex-presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó (atualmente nos EUA), que em 2019 jurou assumir as funções de presidente interino da Venezuela, até afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um governo de transição e conseguir eleições livres e democráticas no país.

Entretanto, Nicmer Evans, dissidente do chavismo, fundador do Movimento Democracia e Inclusão e aspirante presidencial, declinou participar nas eleições internas da oposição, uma decisão que disse dever-se a "acusações de corrupção" dos partidos que integram a Plataforma Unitária Democrática.

Leia Também: Maduro preocupado com efeitos das alterações climáticas na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório