Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu Philippe Pozzo di Borgo, que inspirou o filme 'Amigos Improváveis'

O aristocrata, que contou num livro como superou uma depressão graças ao seu cuidador e inspirou um dos maiores sucessos do cinema francês, tinha 72 anos.

Morreu Philippe Pozzo di Borgo, que inspirou o filme 'Amigos Improváveis'

Morreu o aristocrata e empresário Philippe Pozzo di Borgo, que inspirou o filme francês 'Amigos Improváveis'. Segundo a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), Pozzo di Borgo morreu em Marrocos, onde residia. Tinha 72 anos.

"Morreu ontem à noite em Marraquexe", disse, esta sexta-feira, à AFP Eric Toledano, um dos realizadores do filme lançado em 2011. "É um choque e sobretudo uma tristeza imensa porque a nossa relação era incrivelmente duradoura", lamentou.

Philippe Pozzo di Borgo nasceu em 1951, no seio de uma família nobre da Córsega. Em 1993, sofreu um acidente de parapente, que o deixou tetraplégico. Em 2001, publicou um livro, intitulado 'Le Second Souffle' ('O Segundo Vento'), onde contou como conseguiu superar uma depressão graças ao seu cuidador, o argelino Abdel Yasmin Sellou.

O livro foi adaptado para o grande ecrã e 'Amigos Improváveis', estrelado por François Cluzet e Omar Sy, tornou-se um dos maiores sucessos do cinema francês.

Nas redes sociais, Omar Sy, que atualmente protagoniza a série 'Lupin' da Netflix, reagiu à morte Philippe Pozzo di Borgo. "Para sempre nos nossos corações. Foi com grande tristeza que soubemos da morte do nosso amigo Philippe Pozzo di Borgo", disse, acrescentando que "ao aceitar que a sua história fosse adaptada (...) mudou as vidas de muitas pessoas vulneráveis e fragéis".

"Recordá-lo-emos sempre como um homem corajoso, digno, humilde e combativo. Sentiremos falta do seu humor e da sua inteligência", acrescentou.

View this post on Instagram

A post shared by Omar Sy (@omarsyofficial)

Leia Também: "Tenho de ultrapassar". Salman Rushdie vai escrever livro sobre ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório